29.3 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Delcídio garante com Mantega ICMS do gás para MS

Política – 20/03/2012 – 15:03

Os parlamentares que integram a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado se reuniram na noite desta segunda-feira, 19 de março, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para definir os projetos que terão prioridade de votação nos próximos dias. No final do encontro, o presidente da comissão, Delcídio do Amaral(PT/MS), divulgou os pontos principais definidos em conjunto pelo Senado e o ministro, que impactam diretamente na arrecadação de impostos e no pagamento das dívidas dos estados e municípios.

“Discutimos com especial atenção o Projeto de Resolução do Senado 72, que defende , acima de tudo, a indústria brasileira, porque alguns estados criaram incentivos à importação, e aí vem os manufaturados de fora entrando com um valor muito mais baixo, quando se compara com o similar produzido no Brasil, o que pode quebrar muitas indústrias brasileiras. Esse é um processo contra o qual precisamos tomar uma decisão urgente. Por isso decidimos fazer uma audiência pública que se estenderá por esta terça e quarta-feira, para que possamos votar o PRS 72 já na próxima semana”, informou Delcídio.

De acordo com o presidente da CAE, inicialmente, o PRS 72 tinha artigos que levavam Mato Grosso do Sul a perder arrecadação na importação do gás natural boliviano, “o que seria um desastre para o nosso estado, mas isso já foi retirado do projeto. A economia sul-mato-grossense está salvaguardada com relação a essa questão”, garantiu o senador. Na verdade, quem está sofrendo mais agora é o Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, e nós estamos buscando instrumentos de compensação para estes estados”, revelou.

Outro ponto definido como prioritário para votação na CAE é a regulamentação da arrecadação de impostos nas operações comercias feitas através da Internet, o chamado e-commerce.

“Esse é uma proposta de minha autoria, que representa, só para Mato Grosso do Sul , aproximadamente, R$ 90 milhões de arrecadação anual. A idéia é votar o projeto primeiro na Comissão de Constituição e Justiça, onde o relator é o senador Renan Calheiros(PMDB/AL). Depois, a proposta segue para a Comissão de Assuntos Econômicos em votação terminativa”, explicou Delcídio.

Também ficou definido na reunião com o ministro da Fazenda que a CAE dará prioridade a votação do Projeto 334/2011, do senador Eduardo Braga (PMDB/AM), que reduz de 6% para 2 % a taxa mínima de cálculo dos juros dos contratos de refinanciamento das dívidas dos estados e de 9% para 2% das dívidas dos municípios.

“Essa providência é fundamental para tirar do sufoco muitos estados, inclusive o nosso, e milhares de municípios, que hoje comprometem parcela significativa de sua receita para pagar a dívida”, lembrou o presidente da CAE. O projeto será pautado na Comissão de Assuntos Econômicos, tendo como relator o senador Armando Monteiro (PTB-PE).

Além de Delcídio, participaram da reunião com Guido Mantega a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e os senadores Walter Pinheiro (PT-BA), Eduardo Braga (PMDB-AM) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília As seis dezenas do concurso 2.938 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário...

Interno morre durante partida de futebol em presídio de Três Lagoas

Detento de 38 anos sofreu mal súbito durante jogo, onde Polícia Civil investiga causa da morte.

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

Não esqueça o documento oficial com foto e a caneta preta transparente As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão...