Geral – 28/04/2012 – 06:04
O senador Delcídio do Amaral(PT/MS) se reuniu no final da tarde desta quarta-feira, 25 de abril, em Brasília, com o governador André Puccinelli, pra discutir ações que permitam retomar o Programa Ferroviário de Mato Grosso do Sul.
” O governador me informou que, lamentavelmente, os dois ramais anteriormente previstos no plano de investimentos do governo federal, tanto o da ferrovia Norte-Sul , quanto o da Ferroeste para ligar o nosso estado ao Porto de Paranaguá, estão parados na Valec (estatal do Ministério do Transportes que cuida das ferrovias). Decidimos que a bancada federal e o governo do estado vão fazer um esforço conjunto no sentido de pressionar o governo federal a retomar esses projetos, para incluí-los no Programa de Aceleração do Crescimento”, revelou o senador.
Delcídio disse que uma das prioridades é a ferrovia que sai do Paraná, por Cascavel, chega a Mundo Novo(MS) e depois a Dourados e a Maracaju. A outra é o ramal da Norte-Sul, que ainda suscita algumas dúvidas.
“ No caso da Norte-Sul, a Valec propôs um trajeto que não é adequado aos interesses de Mato Grosso do Sul. Tanto eu quanto o governador achamos que esse ramal deve passar por Três Lagoas, Brasilândia, Nova Andradina e Dourados, de onde iria para Porto Murtinho”, explicou. “Vamos nos unir e retomar tudo isso , porque a implantação de novas ferrovias é fundamental para diminuir o preço do frete e dar competitividade aos nossos produtos que hoje são bastante variados, e, por isso, requerem uma logística adequada”, finalizou o senador.
Fonte: Tudo do MS