24.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Delcídio do Amaral, senador do PT, é preso pela Polícia Federal

25/11/2015 – Atualizado em 25/11/2015

Segundo investigadores, o senador está atrapalhando a Lava Jato. Também foi preso o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual

Por: G1

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (25) o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado. Segundo investigadores, o senador foi preso por estar atrapalhando apurações da Operação Lava Jato.

Também foram presos pela PF nesta manhã o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, o chefe de gabiente de Delcídio, Diogo Ferreira e o advogado Édson Ribeiro, que defendeu o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. As prisões foram um pedido da Procuradoria-Geral da República e autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador teria tentado dificultar a delação premiada de Cerveró sobre uma suposta participação de Delcídio em irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Segundo investigadores, Delcídio chegou até a oferecer fuga a Cerveró, para que o ex-diretor não fizesse a delação premiada, o que reforçou para as autoridades a tentativa do petista de obstruir a Justiça.

A prova da tentativa de obstrução é uma gravação feita pelo filho de Cerveró que mostra a tentativa do senador de atrapalhar as investigações e de oferecer fuga para o ex-diretor não fazer a delação. A assessoria do senador informou que o advogado dele, Maurício Leite, recebeu uma ligação do Delcídio e embarcou de São Paulo para Brasília para acompanhar o caso.

O senador foi preso no hotel onde mora em Brasília, o mesmo em que estava hospedado o pecuarista e empresário José Carlos Bumlai estava hospedado quando foi preso nesta terça-feira (24).
Histórico
O líder do governo foi citado na Lava Jato na delação do lobista conhecido como Fernando Baiano.

No depoimento, Baiano disse que Delcídio recebeu US$ 1,5 milhão de dólares de propina pela compra da refinaria. Também foram realizadas buscas e apreensões no gabinete de Delcídio, no Congresso. As ações desta manhã foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Bolsa Família: Confira o calendário de pagamentos do para 2026

Os pagamentos acontecem sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)...

Novo pedinte ocupa o mesmo ponto de “Cheiroso” na Filinto e reacende debate

Vazio deixado no canteiro central foi rapidamente preenchido; aumento de pedintes em diferentes regiões da cidade preocupa moradores e expõe limites das políticas públicas Menos...

Motocicleta é roubada durante a madrugada e recuperada horas depois pela PM

Vítima foi abordada por dois indivíduos encapuzados; veículo foi localizado abandonado no bairro Setsul Uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor preta, foi roubada...