27.8 C
Três Lagoas
domingo, 23 de agosto, 2026

Declaração do Imposto de Renda: saiba como declarar gastos com covid

Valor entra como despesa médica, explica contador

29/03/2021 13h33
Por: Gabrielle Borges

Os brasileiros já iniciaram a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. Em Mato Grosso do Sul, são esperadas a entrega de 470 mil declarações até o dia 30 de abril, prazo máximo para a entrega da documentação. Para os contribuintes que ainda não fizeram o preenchimento e envio do documento, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) faz um alerta referente às despesas envolvendo gastos decorrentes da pandemia de Covid-19.

De acordo com o contador Adriano Marrocos, conselheiro e membro da Comissão de Imposto de Renda do CFC, as despesas médicas com tratamentos contra doenças são dedutíveis em praticamente todas as situações. Diferente daquelas despesas com qualidade de vida e tratamentos não vinculados a doenças.

Os dados a serem informados em relação ao tratamento da Covid-19 são os mesmos de outras despesas médicas: identificação do hospital/clínica e dos profissionais que receberam pagamento diretamente. “Lembramos que os exames pedidos também devem ser declarados, pois são dedutíveis”, diz o contador.

Já se houve consumo de medicamentos após a liberação do paciente com Covid-19, que tenham sido adquiridos em farmácias, esses gastos não são dedutíveis.

O conselheiro do CFC chama a atenção para os processos de ressarcimento junto aos planos de saúde. “Deve-se informar o valor total da despesa e a parcela que foi reembolsada, pois apenas a diferença (valor não reembolsado) será considerada como dedutível”.

fonte: Jornal Midia Max

(Foto: Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PROCON de Três Lagoas pesquisa preços de refeições com diferença de até R$ 48 entre estabelecimentos

Levantamento consultou 15 locais e comparou valores de comida por quilo, self-service, prato feito e marmitex

Ira! agita terceira noite da 36ª Festa do Folclore em Três Lagoas

A 36ª Festa do Folclore de Três Lagoas teve mais uma noite de muita animação neste sábado (22). Promovido pela Prefeitura, por meio da...

MS ultrapassa 10 mil casos confirmados de chikungunya em 2026

Estado já contabiliza 30 mortes pela doença e registra mais de 12,6 mil casos prováveis, segundo boletim da Secretaria de Saúde
error: Conteúdo Protegido