15.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Decisão do Supremo sobre ICMS do e-commerce deve tirar R$ 265 milhões do Estado

21/02/2014 – Atualizado em 21/02/2014

STF suspendeu cobrança de imposto no destino de produtos comprados pela internet ou por telefone

Por: Correio do Estado

A decisão liminar do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anteontem (18), em suspender o Protocolo 21, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), pode tirar R$ 265 milhões dos cofres do Governo de Mato Grosso do Sul em 2014, segundo reportagem na edição desta quinta-feira (20) do jornal Correio do Estado. O ministro considerou inconstitucional o pagamento nos estados de destino do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos comprados pela internet ou por telefone, o e-commerce.

De acordo com Jader Julianelli, secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, a suspensão da cobrança de 10% ou 5% do ICMS no e-commerce pelo Governo do Estado só deve ocorrer após o Confaz comunicar oficialmente a decisão do ministro.“Há entendimento jurídico de que a notificação do Confaz tem de ser feita ao secretário e não ao Governo estadual”, explicando que: “após o comunicado do Confaz, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai analisar a decisão do ministro e decidir o que vai ser feito juridicamente, uma vez que o nosso decreto (13.162/11) que regulamenta a cobrança no Estado não ratificou o protocolo, tanto que tivemos decisão favorável à cobrança no STJ (Superior Tribunal de Justiça) no ano passado. O nosso decreto foi considerado constitucional pelo STJ”. A reportagem é do correspondente do Correio do Estado em Brasília, Clodoaldo Silva.

Foto: Correio do Estado/ArquivoEm razão da tributação adicional, muitas mercadorias compradas pela internet ficam retidas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cultura indígena ganha forma em argila em escola do distrito de Arapuá, em Três Lagoas MS

Atividade prática com alunos do 6º ano une expressão artística, tradição dos povos originários e valorização da identidade regional

A Rua é Nossa terá uma programação de Diversão e Cultura em Três Lagoas

Com programação gratuita e voltada para todas as idades, o evento “A Rua é Nossa” transforma a orla da Lagoa Maior em um espaço de lazer, cultura e inclusão, com destaque para a contação de histórias do projeto infantil “Em Cada Conto”.

“Cinema nos Bairros” será realizado no Guanabara nesta sexta (04)

O filme "Encrenção" será exibido de forma totalmente gratuita