27/09/2013 – Atualizado em 27/09/2013
TDançarina de Três Lagoas é destaque na escola do Teatro Bolshoi no Brasil
A escola do Teatro Bolshoi busca talentos em Campo Grande e fará no próximo mês uma pré-seleção de novos alunos
Por: Marco Campos com informações da AL/MS
A assessora da direção geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Bernadete Costa, usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta semana em Campo Grande-MS para comentar e explicar sobre o processo seletivo que acontece anualmente – sempre no mês de Outubro – na capital.
INTERESSADOS
Os interessados poderão participar do workshop de balé clássico e contemporâneo, no período de 10 a 13 de outubro. As aulas serão ministradas por bailarinos da Cia. Jovem, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande. “Nós procuramos talentos e muitos estão nas camadas sociais menos favorecidas”, explicou Bernadete.
Uma das principais companhias de balé e ópera do mundo, o Teatro Bolshoi é considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU (Organização das Nações Unidas).
OBJETIVO
No Brasil, a Escola tem o objetivo de proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança. Os 241 alunos recebem bolsa integral de estudo. “É 100% de gratuidade para os jovens que estudam. Eles recebem uniforme, alimentação, transporte e tem dentista e médico para casos de urgência”, destacou Bernadete.
TRÊS-LAGOENSE EM DESTAQUE
Mato Grosso do Sul conta com três alunos em Joinville-SC, entre eles, Cecília Bassetto de 10 anos. Nascida em Três Lagoas-MS, a menina se mudou com a família para Santa Catarina para poder se dedicar à dança clássica e atualmente se destaca em suas apresentações.
De sapatilha, coque e saia de tutu, Cecília começou o curso que tem duração de oito anos. Na grade, a pequena bailarina vai estudar dança Clássica; prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical e Rítmica; Repertório; Folclore Brasileiro; Dança a Caráter; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança.
Inaugurada no Brasil em 2000, a Escola Bolshoi formou até hoje 140 bailarinos, sendo 107 destes, profissionais já empregados na área da dança em diversos países.

