Saúde – 23/04/2013 – 13:04
Segundo os responsáveis pelo C.T.A (Centro de Testagem e Aconselhamento) e do S.A.E (Serviço Ambulatorial Especializado) hoje em nosso município é difícil definir o fator de risco de transmissão de doenças sexualmente transmitidas entre homens e mulheres.Por isso a importância de se discutir o assunto em ação de alerta a população.
Atualmente a procura ao Centro acontece com mais frequencia, o que é importante, pois mostra que as pessoas tem se preocupado mais. Qualquer pessoa pode fazer o teste entre as 07h30min e 11h da manhã. Não é preciso estar em jejum. O acesso a preservativos masculinos e femininos ocorre mediante cadastro simples.
Quando o teste é positivo, o paciente já começa a receber cuidados e posteriormente o acompanhamento. Enfermeiros e psicólogos estão disponíveis para auxiliar esse trabalho.
Risco
O período mais preocupante é o que antecede festas em nosso município. Carnavais, Exposições, Folclore e Festas de Final de Ano elevam para 95% o número de relações sem o uso de preservativos.
As entrevistadas ressaltaram que acompanham pacientes soros positivos de todas as idades; o mais novo com 03 anos de idade até idosos com 75 anos.
Elas alertaram também o aumento dos casos de sífilis em nosso município.
Outro programa muito importante desenvolvido pela Secretaria de Saúde é o de acompanhamento para profissionais do sexo. Enfermeiros visitam as casas onde estas profissionais vivem e realizam, além da testagem, palestras de conscientização e informação.
Vale lembrar toda a população a necessidade de se cuidar e fazer os exames. É direito de todo cidadão e esta disponível para todos.
Fonte: Redação / Rádio Caçula