24.2 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Curta-metragem com história de ex-ferroviário é gravado na região do Pantanal

23/07/2014 – Atualizado em 23/07/2014

Curta-metragem com história de ex-ferroviário é gravado na região do Pantanal

Com patrocínio da Petrobras, filme “Nos trilhos do trem-fantasma” traz lenda urbana contada por aposentado de Ladário

Por: Juarez Pavelak (diretor de fotografia do filme)

Aos 70 anos de idade, o ex-ferroviário Sebastião de Souza Brandão roteirizou, produziu, dirigiu e atuou no documentário de curta-metragem “Nos Trilhos do Trem Fantasma”, que foi gravado este mês no município de Ladário, Mato Grosso do Sul. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do projeto Revelando os Brasis, o curta de 15 minutos retrata a memória de trabalhadores da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil que, várias vezes, avistaram luzes semelhantes a faróis de um trem que nunca chegava. O ano era 1977 e “Seu Tião”, como é conhecido, conta que o grupo ficava assustado e ouvia, até, o barulho dos supostos vagões.

Para transformar essa história em filme, “Seu Tião” participou de um curso de cinema ministrado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), durante duas semanas, junto com outros 19 contemplados nesta edição do Revelando os Brasis, que teve 951 histórias inscritas. O objetivo era repassar conhecimentos e ferramentas necessárias para elaboração dos roteiros. Veterano na turma que reuniu alunos de todas as regiões brasileiras, o ex-ferroviário é o único representante do Centro-Oeste neste concurso nacional de histórias, voltado a moradores de cidades com até 20 mil habitantes.

Em Mato Grosso do Sul, a produção e as filmagens duraram seis dias, concentradas nos trilhos localizados na região de fronteira entre Corumbá e a cidade boliviana de Puerto Quijarro. As locações incluíram ainda uma antiga casa de trabalhadores férreos. “Me emocionei ao rever colegas daquela época que gravaram depoimentos para o filme, que ainda vai contar com a atuação de filhos de ferroviários para nos representar quando jovens” – conta, entusiasmado, o pantaneiro. Por fim, a trilha sonora ficou a cargo de 15 cururueiros e suas violas, num ritmo bem peculiar à região.

Conforme a organização, os filmes estão em fase de edição e finalização, para serem exibidos a partir de setembro em circuito itinerante que passará pelas cidades dos participantes e capitais dos respectivos estados. Também serão produzidos DVDs para instituições educativas. Os filmes ficarão disponíveis no site www.revelandoosbrasis.com.br e transmitidos em rede nacional, por meio de parceria com o Canal Futura e do patrocínio do Petrobras Cultural.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com 100 participantes, Circuito Gastronômico “Isto é MS” começa segunda na Capital, Bonito, Corumbá e Três lagoas

Com a participação de mais de 100 restaurantes e similares de Campo Grande, Corumbá, Bonito e Três Lagoas, a segunda edição do Circuito Gastronômico...

Após reforma, Prefeitura realiza entrega de academia de musculação e Van para a APAE de Três Lagoas

Em uma emocionante cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (03), a Prefeitura de Três Lagoas realizou a entrega de uma academia de musculação e...

Campanha “Faça Bonito” orienta população sobre o combate ao abuso e exploração de menores

Ações vão desde palestras em escolas municipais, estaduais e particulares, além de uma caminhada que será realizada no próximo dia 16 de maio, no Centro de Três Lagoas.