24.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de julho, 2025

Curso gratuito da Defesa Civil capacitou 100 voluntários em Três Lagoas

Mais de cem pessoas participaram do Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Defesa Civil, uma parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Defesa Civil Municipal e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MS), dos dias 22 a 24 de abril, nas dependências da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul – Faculdades Integradas (AEMS), foram mais de 100 alunos, sendo 85 de forma presencial e o restante on-line.

A capacitação teve como objetivo fortalecer e qualificar a rede de apoio para atuação em situações de emergência, prevenção e resposta a desastres, tanto para novos voluntários quanto para aqueles já integrados à Defesa Civil. Durante os três dias de curso, os participantes puderam aprofundar conhecimentos sobre temas fundamentais como: Política Nacional de Defesa Civil; Histórico e conceitos da Defesa Civil; Sistema de Comando de Incidentes (SCI); Simulado do SCI; Radiocomunicação; Noções básicas de prevenção de incêndios florestais e Noções básicas de primeiros socorros.

O encerramento do curso, realizado na última quinta-feira (24), foi marcado pelo anúncio de uma importante parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) e a Alfa Treinamentos. Foram disponibilizadas 20 vagas gratuitas para o Curso de Brigadista de Incêndio, exclusivas para os voluntários participantes.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Três Lagoas, Maria Lucia Castro, a conclusão do curso marca o início de uma nova fase: “Após essa capacitação, vamos iniciar reuniões mensais com os voluntários. Nossos próximos passos incluem a elaboração do Plano de Contingência e a atualização das áreas de risco da cidade”, explicou.

Para a aluna Maria Izabel, que já atua como Bombeiro Civil, a experiência foi extremamente positiva: “Achei a capacitação muito boa, tanto pelo nível de conhecimento dos profissionais envolvidos quanto pelas dinâmicas práticas. A presença do Corpo de Bombeiros, dos tenentes e do coronel trouxe ainda mais credibilidade. Participar desse curso é um sonho realizado para mim, uma oportunidade que fortalece o espírito de solidariedade e de ajuda ao próximo”, declarou emocionada.

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Falta de pré-natal e baixa escolaridade aumentam risco de anomalias em bebês, diz Fiocruz

Análise com mais de 26 milhões de nascimentos revela que desigualdades sociais e baixa escolaridade influenciam no risco de malformações em bebês Um estudo da...

Setor têxtil cresce em MS com novas fábricas, qualificação e aposta na Rota Bioceânica

Estado soma mais de 3 mil empregos formais no setor e se prepara para ampliar mercados com logística estratégica e capacitação profissional Com 225 empresas...

“Amigos de Patas” mostra mascote Todynho e reforça pedido de ajuda

Iniciativa atua há quatro anos na cidade resgatando, tratando e cuidando de animais abandonados e vítimas de maus-tratos As protetoras Keila Sorelli e Sirlene, responsáveis...