26.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Curso de primeiros socorros capacitou 40 profissionais

15/04/2014 – Atualizado em 15/04/2014

Curso de primeiros socorros capacitou 40 profissionais do futebol

Por: Assessoria

Numa iniciativa inédita no município, representantes de times do futebol amador de Três Lagoas foram capacitados para o atendimento de primeiros socorros nos campos de futebol da cidade. O curso é uma iniciativa do presidente da Casa de Leis, vereador Jorginho do Gás, com apoio de parceiros como a Multiativa e o Hospital Auxiliadora.

“Eu já passei por duas situações envolvendo amigos meus, em campos de futebol, que passaram mal, um veio a falecer, porque não sabíamos, ninguém tinha noção de primeiros socorros. Então, elaboramos o projeto Saúde em Campo, para viabilizar, a primeira de muitas capacitações nesta área. Neste primeiro momento, nós oferecemos o curso para os representantes do futebol amador, mas queremos dar oportunidade para os profissionais de outras categorias também”, destacou Jorginho.

O vereador esteve acompanhado o curso, no último sábado e aproveitou a oportunidade para destacar que aprendizado nunca é demais e que o curso será importante para várias situações não somente dentro do campo de futebol.

O principal objetivo do curso foi qualificar e preparar dois representantes de cada time, para a realização de atendimentos de emergência aos jogadores dentro e fora do campo, no exato momento em que acontecer o trauma. Com isso, o atleta vai ter um atendimento rápido e especializado, o que pode muitas vezes salvar a vida do jogador, bem como diminuir o dano causado pelo trauma e estabelecer uma melhora rápida do atleta, em um tempo mais breve e com um risco menor de sequelas graves.

Tempo integral

O curso ocorreu em dois períodos (manhã e tarde) e atraiu aproximadamente 40 profissionais, entre jogadores, treinadores, servidores da Sejuvel, de entidades e associações do meio esportivo.

Na parte da manhã foi ministrada a parte teórica. O instrutor da Multi Ativa, Adriano Viella apresentou em slides diversas situações e procedimentos importantes que podem ser colocados em prática, antes das equipes do Corpo de Bombeiros ou Samu chegarem para prestar socorro.

No período da tarde foi feita uma simulação, onde foram criadas situações de lesões e acidentes ocorridos durante uma partida de futebol. Foi a oportunidade que todos tiveram para aplicar o conhecimento adquirido e visualizar a forma correta de realizar os procedimentos de primeiros socorros.

“A Multi Ativa foi parceira, patrocinando o treinamento apostila, e nós como parceiros só temos que parabenizar os envolvidos com a capacitação, a iniciativa da Câmara, porque é algo que você não encontra dentro do estado de MS e em outros estados eu nunca ouvi falar desta capacitação. Tudo que ensinamos não é somente para campo de futebol, mas para o dia a dia e por isso ressaltamos que os participantes, de fato utilizem este conhecimento, se prontifiquem, não tenham vergonha, quando se depararem com um acidente, estiverem fim de semana num rancho”, enfatizou o instrutor e sócio- proprietário da empresa de treinamentos.

Para o diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, Eduardo Otoni o projeto soma com os interesses do hospital. “Vivemos em uma crescente, caminhamos para alta complexidade em ortopedia e cardiologia, essa é uma oportunidade de acolher esses atletas levando até eles saúde e prevenção”, disse.

Além do certificado, num segundo momento, cada participante receberá dois coletes de identificação e cada equipe um kit de atendimento e socorro (bolsa com material).

Aproveitamento

De acordo com o chefe de gabinete do vereador, o enfermeiro Doralício Delgado, o aproveitamento do curso foi muito satisfatório, e é algo que soma de forma positiva no crescimento e cuidado dos times. “Agora temos profissionais capacitados, aptos a zelar mais ainda da saúde dos jogadores”, frisa.

Para o treinador do time do Distrito de Arapuá, receber todas as instruções de socorro foi algo muito bom, sobretudo porque de Três Lagoas até Arapuá, há uma distância considerável para socorrer emergências. “Esse curso é muito bom, porque a gente que trabalha com futebol, muitas vezes, tem jogador que machuca e nós não temos conhecimento. Nós teremos muitos jogos, em Arapuá, por isso achei importante participar”, disse Tota, profissional com muitos anos de trabalho no futebol local.

Trabalhando na Sejuvel, o professor Flor, também fez questão de se inscrever para o curso por conta de sua área de atuação. “É um ótimo curso para conhecer situações que podem ocorrer não somente dentro de um campo de futebol, mas no dia a dia. A Câmara, através do Jorginho e do Doralício está de parabéns. É algo de muita importância e que possam ocorrer outras capacitações como estas”, destacou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso com agenda climática na COP 30

Companhia projeta futuro sustentável e apresenta case que reforça a bioeconomia como solução climática, em nível global.

Mulheres são presas por tráfico de drogas durante operação pela Força Tática

Ação da Força Tática no Condomínio Bem-te-vi apreendeu quase 70 gramas de crack, onde as suspeitas, de 19 e 26 anos, confessaram o crime.

Juscimara Silvia: Uma guerreira três-lagoense na medicina

​A história de Juscimara Silvia, nascida em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, é um brilhante exemplo de força, determinação e da crença inabalável...