23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de outubro, 2025

Cultura e dignidade: Mostra de Cinema leva reflexão e ressocialização ao sistema prisional de MS

A Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira II (PEMRFGII), em Campo Grande, foi palco na última segunda-feira (14) do lançamento da 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, de alcance nacional, utiliza o cinema como ferramenta de transformação social e reintegração para pessoas privadas de liberdade.

Com curtas-metragens de até 20 minutos, seguidos por rodas de conversa e dinâmicas educativas, a mostra propõe reflexões sobre dignidade, cidadania e direitos humanos. A ação também será levada ao Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFFIZ), ainda nesta semana.

Coordenado nacionalmente pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) e promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o projeto tem como tema “Viver com dignidade é direito humano”. No estado, a execução é feita pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da Divisão de Assistência Educacional.

Segundo o facilitador das atividades, Carlos André dos Santos Pereira, da Senappen, a mostra vai além da exibição de filmes. “É um espaço de escuta, de diálogo e de promoção da arte nos presídios. Representa o compromisso com uma política penitenciária mais humana e inclusiva”, destacou.

A diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, reforçou o impacto da iniciativa na autoestima dos custodiados. “Uma vida resgatada representa a transformação de várias outras. É um investimento social”, afirmou.

Evandro Mota, diretor da Gameleira II, ressaltou que segurança e tratamento penal devem andar juntos. “Essa mostra reafirma que o sistema prisional pode ser também um espaço de reconstrução de histórias e redução da criminalidade”, pontuou.

A participação dos internos é voluntária e conta como remição de pena. Ao final das sessões, eles escrevem resumos sobre as obras assistidas, estimulando o pensamento crítico e a expressão pessoal.

A Mostra integra o Plano Nacional Pena Justa e conta com apoio de instituições como o Ministério da Justiça, o Conselho Nacional de Justiça, o PNUD e a Universidade Federal Fluminense. Em Mato Grosso do Sul, o projeto reforça o compromisso do Estado com políticas públicas mais inclusivas dentro do sistema prisional.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação e emissão de DVA para matrículas escolares de 2026

Ação começa no dia 3 de novembro nas escolas e terá “Dia D” de vacinação em todas as UBSs no sábado, 8 de novembro A...

Operação Contenção deixa 64 mortos e paralisa o Rio de Janeiro

Confrontos entre policiais e facções criminosas nos Complexos do Alemão e da Penha resultam em mortes, prisões e bloqueios em vias expressas da capital...

Mato Grosso do Sul tem a terceira maior taxa de orfandade causada pela covid-19 no país

Estudo aponta que mais de 5 mil crianças e adolescentes perderam pais ou cuidadores durante a pandemia