O evento teve como objetivo difundir informações sobre as principais operações da companhia junto aos jornalistas e veículos de comunicação de Três Lagoas (MS) e do interioir paulista
30/10/2019 16h43
Por: Julia Vasquez
TRÊS LAGOAS (MS) – Um primeiro passo em direção a melhorar a política de comunicação da CTG Brasil foi dado nesta manhã de quarta-feira (30).
Aconteceu na companhia o CTG EXPERIENCE Press Day/Paraná: a primeira edição do Workshop Regional de Três Lagoas.
A tradução mais próxima da Língua Portuguesa sobre o significado da expressão CTG EXPERIENCE Press Day/Paraná seria: um dia de integração com jornalistas e veículos de comunicação que atuam em Três Lagoas (MS), na região do Bolsão e no interior paulista, locais estes onde existem operações da usina CTG Brasil, no Rio Paraná, entre elas a do Jupiá.
O objetivo do evento foi apresentar o funcionamento, a área de abrangência e o cotidiano da hidrelétrica do Jupiá aos profissioanis da imprensa.
A programação aconteceu entre às 7h30 e às 12h (horário do Mato Grosso do Sul) e com temas que abrangeram Operação e Modernização das Usinas da CTG Brasil no Rio Paraná, Segurança de Barragens e Meio Ambiente.
GARGALOS
As relações ambientais e patrimoniais entre o município de Três Lagoas e a CTG Brasil implicam antigos gargalhos desde à época em que a companhia ainda era Cespe SP. Entre os entraves podemos destacar ocupações irregulares às margens do Rio Paraná, do Rio Sucriu e com isso, as boa práticas ambientais às margens dos reservatórios de água ficaram comprometidas.
De acordo com o gerente de patrimônio da CTG Brasil, Ivan Toyama “existem ações judicias para buscar soluções quanto às ocupações e fiscalizações quanto às práticas ambientais junto ao Imasul, Ibama, etc”, explicou Ivan.
Neste sentido, foi exposto pelo departamento jurídico da companhia que tanto a Prefeitura de Três Lagoas como os sitiantes da região do Rio Sucuriú e os gestores da empresa CTG Brasil estão empenhados para buscarem respostas e solucionarem tanto os problemas referentes às ocupações irregulares como às boas práticas ambientais , no entorno dos Rios Paraná e Sucuriú.
A campanha Espaço Legal é justamente esta inciativa da companhia que aborda o uso das margens de reservatórios, na visão legal sobre o assunto, mas também quanto a tomada de consciência e comprometimento das comunidades ribeirinhas e da própria CTG Brasil com a preservação ambiental e da biodiversidade dessas áreas.
O sitiante às margens do Rio Sucuriú interessado em regularizar ocupações e adotar práticas legais ambientais devem procurar a CTG Brasil, unidade do Jupiá.
A CTG Brasil , com o encontro de hoje (30) entre gestores da companhia e jornalistas deu um tímido início à uma nova época: o tempo de expor problemas ambientais que as usinas trazem, mas também um tempo de tentar equacionar tais impactos ambientais com a participação da comunidade, especialmente no que diz respeito à transparência na gestão de informações.
VEJA A REPORTAGEM


-
Content section component
-
-
-
-
-
-