28.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de março, 2026

Cristina Kirchner será operada hoje de câncer na tireoide

Internacional – 04/01/2012 – 12:01

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, vai ser operada nesta quarta-feira (4) em Pilar, a 50 km ao norte de Buenos Aires, do câncer de tireoide recentemente descoberto.

Kirchner foi internada no hospital privado Austral, onde, desde a noite de terça, centenas de pessoas fizeram uma vigília em seu apoio.

Vários cartazes desejavam “força” para Cristina.

Um forte esquema de segurança cercou o hospital.

Kirchner passou a terça-feira descansando em Buenos Aires, após ter passado o Ano Novo em El Calafate com seus filhos Máximo, de 32 anos, e Florencia, de 24, e outros parentes.

O câncer foi publicamente anunciado em 27 de dezembrio.

“Foi detectada a existência de um carcinoma papilar no lobo direito da glândula da tireoide”, disse o porta-voz presidencial Alfredo Scoccimarro. Ele acrescentou que “se constatou a ausência de compromissos nos gânglios linfáticos e a inexistência de metástase”, o que significa que ele não se espalhou.

A intervenção cirúrgica requer 72 horas de internação e 20 dias de recuperação.

A presidente vai ficar licenciada 20 dias, até 24 de janeiro, período em que vai exercer a Presidência o vice Amado Boudou, completou o porta-voz.

A operação será realizada pelo doutor Pedro Saco, chefe do departamento de Cirurgia do Hospital Austral e do Serviço de Cabeça e Colo do Instituto de Oncologia ‘Dr. Angel H. Roffo’, da Universidade de Buenos Aires.

“Se for tudo assim como o comunicado oficial, não deve ter outro problema. A doença está localizada”, disse o oncologista Mario Bruno ao canal de televisão TN.

Cristina, 58 anos, vinha sofrendo de quadros de hipotensão, que a obrigavam a suspender, por breves períodos, as atividades oficiais. A última crise ocorreu no dia 11 de outubro passado, 12 dias antes das eleições presidenciais.

Em abril passado, Kirchner ficou 48 horas de repouso pelo mesmo problema, e precisou adiar uma visita oficial ao México.

Cristina foi reeleita em outubro com 54% dos votos para um segundo mandato.

Seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, morreu no dia 27 de outubro de 2010, aos 60 anos, vítima de um ataque cardíaco.

O diagnóstico do tumor atraiu a solidariedade do país onde Eva Perón, esposa do ex-líder Juan Perón e conhecida como Evita, é reverenciada décadas após morrer de câncer, aos 33 anos. Assim como Evita, Cristina é amada pelos seus esforços para ajudar os pobres da Argentina.

Mas, apesar de ser muito popular entre os argentinos que se beneficiam de generosos benefícios sociais, a presidente ‘e criticada por muitos empresários que acreditam que suas intervenções na economia afastam investimentos.

Cristina é a quinta mandatária da América Latina a ser diagnosticada com câncer nos últimos anos.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Rodolfo Nogueira critica STF, defende anistia e destaca conquistas no agronegócio à Toninha Campos

Parlamentar do PL esteve acompanhado da vice-prefeita de Dourados, Gianne Nogueira e do vereador Sargento Rodrigues nesta quinta-feira, 19.

Matrículas abertas para cursos EAD em Três Lagoas com diversas opções de qualificação

Cursos técnicos com registro, formação em trânsito, graduação e pós-graduação estão entre as opções disponíveis para quem busca crescer profissionalmente A busca por qualificação profissional...

Mãe e filho são presos em operação contra o tráfico em Água Clara

Polícia Civil cumpriu mandado de prisão e flagrou idosa com mais de meio quilo de droga durante ação no município.