21.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Crise na saúde impactou geração de empregos em abril no MS

O bom desempenho vem do setor de serviços, mais especificamente da saúde, e é reflexo de meses caóticos em termos de atendimento na saúde

O mercado de trabalho de Mato Grosso do Sul reagiu em abril, com a abertura de 3.631 vagas de empregos formais. O bom desempenho vem do setor de serviços, mais especificamente da saúde, e é reflexo de meses caóticos em termos de atendimento na saúde.

Dos 11.783 trabalhadores admitidos no setor de serviços em abril, chama a atenção o subsetor de Saúde Humana e Serviços Sociais. Foram 1.410 contratações, nas atividades de atenção ambulatorial, atividades de atendimentos hospitalares, e de apoio a gestão de saúde.

Campo Grande tem grande participação na estatística, já que é responsável por mais de 50% das contratações, sendo 753 admitidos na área da saúde em abril. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), compilados pela Funtrab.

Caos na saúde impactou nas contratações

Desde março, a rede de saúde, pública e privada, tem sentido a pressão do aumento de doenças respiratórias na população, além de toda a demanda rotineira do setor. Com a consequente expansão dos serviços de saúde, o impacto foi sentido no mercado de trabalho.

A relação é justamente pelo fato de que todo atendimento na área da saúde é um serviço. Como, por exemplo, médicos, técnicos, auxiliares, terapeutas, odontólogos, apoio a gestão de saúde, serviços laboratoriais, dentre outros. Todos são contratados como prestadores de serviço.

A prefeitura de Campo Grande informou que fez diversas contratações na saúde nos últimos meses. Foram convocados 87 novos profissionais, sendo 29 enfermeiros e 58 técnicos de enfermagem no início de março, outros 20 enfermeiros e 49 técnicos de enfermagem no fim de março e mais 28 profissionais da enfermagem em abril.

Alta na geração de empregos em MS

Em abril de 2023, foram gerados 3.631 empregos com carteira assinada em Mato Grosso do Sul. O resultado é o melhor dos últimos três anos para o mês e reverte uma tendência de queda na contratação, revelada no primeiro trimestre de 2023.

Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Empregados) divulgados nesta quarta-feira (31) mostram que a contratação de abril deste ano se assemelha ao resultado do mês em 2021, quando foram gerados 3.601 empregos.

No total, no mês passado, o Estado contratou 32.390 pessoas e demitiu outras 28.758, gerando o saldo de 3.631 em abril. O estoque de empregos mostra que Mato Grosso do Sul tem 615.427 trabalhadores formais atualmente.

Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...