29.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 15 de julho, 2025

Crise fechou mais de 1.500 empresas no Estado neste ano

16/10/2015 – Atualizado em 16/10/2015

Por: Tribuna Livre

Mais de 1,5 mil empresas foram fechadas este ano em Mato Grosso do Sul, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o levantamento da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), de janeiro a setembro, os registros de encerramento de empresa totalizaram 1.562 processos, montante 25,9% superior ao do mesmo período do ano passado (1.240).

Em relação às filiais, o avanço foi de 11,2% e o número de empresas extintas passou de 338, no ano passado, para 376, neste ano.

O reflexo desses números pode ser constatado em Campo Grande, onde a atividade econômica foi impactada com o fechamento de centenas de lojas no comércio. Acuados pela crise, retração de consumo e pelo aumento de despesas, como energia elétrica e aluguel, comerciantes estabelecidos na região central vêm fechando as portas – somente no quadrilátero formado pelas avenidas Afonso Pena, Mato Grosso e ruas 26 de Agosto e Calógeras, ao menos 180 lojas e salões comerciais estão nessa situação, à espera de locação, venda ou simplesmente sem funcionar, por tempo indeterminado.

O mesmo cenário de “paradeira” é visto no restante da Avenida Calógeras, tradicional ponto de comércio de autopeças da Capital. Com o desaquecimento do setor automobilístico, 11 lojas fecharam no trecho da via que fica entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e as imediações do Cemitério Santo Antônio.

Já na Avenida Eduardo Elias Zahran, outra via de referência para o comércio e negócios da cidade, retração econômica e alto custo do aluguel dos pontos levaram, pelo menos, 15 comerciantes a encerrarem atividades na região.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe o selo CAIXA Gestão Sustentável nível Topázio

Município conquista Selo Topázio da CAIXA após atingir mais de 70 pontos em critérios de sustentabilidade, governança e responsabilidade socioambiental.

Mato Grosso do Sul poderá ter Banco Vermelho como símbolo permanente no Agosto Lilás

Projeto de Lei apresentado pelo deputado Antonio Vaz propõe a inclusão do Banco Vermelho Gigante e outras ações de conscientização na campanha estadual de enfrentamento à violência contra a mulher.

Mudanças climáticas reduzem valor nutricional dos alimentos, alerta estudo internacional

Um estudo apresentado na Conferência Anual da Sociedade de Biologia Experimental, realizada em Antuérpia, Bélgica, no último dia 8, revelou que as mudanças climáticas...