27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Criminosos aplicam “golpe do boleto” e empresa ‘perde’ mais de R$ 17 mil

30/08/2014 – Atualizado em 30/08/2014

Por: Ata News

Um crime de estelionato chamou a atenção da Polícia Civil de Birigui, devido à audácia dos bandidos, que utilizaram vírus para invadir o sistema e alterar o código de barra de duplicatas para receberam os pagamentos direcionados a uma empresa. A fraude fez com a empresa deixasse de receber R$ 17.429,00 de clientes.

A fraude ocorrida por meio da internet foi descoberta ontem (27) depois que um cliente percebeu a alteração nos dados do cedente na duplicata ao fazer o pagamento. O caso foi registrado nesta quinta-feira (28) e está sendo investigado como estelionato.

Segundo o que foi apurado, a empresa vítima possui vários clientes espalhados pelos país que realizam compras junto aos representantes em outros estados. Os boletos são emitidos por uma agência bancária e, a segunda via, a própria empresa faz a emissão e encaminha ao cliente.

Um dos clientes teria detectado um erro de agência bancária e, só então a empresa percebeu que as duplicatas estavam com o código de barra alterado. O golpista conseguiu inserir um vírus na máquina da empresa.

ssim, quando acessaram o site do banco e emitiram os boletos ocorreu a fraude da seguinte forma – o banco tem como os primeiros cinco números de código de barra e de identificação outros cinco números. (Conforme ilustração acima)

A alteração faz com que, ao efetuar o pagamento, os valores vão para dois bancos distintos, que não é o mesmo utilizado pela empresa vítima. Até o momento, descobriu-se que uma das contas é da cidade de Brasília (DF).

A empresa já fez o pedido do estorno desses valores, que ainda não foi creditado em sua conta. Um dos bancos teria alegado que não tem qualquer responsabilidade, pois o vírus está na máquina da empresa, que não sofreu nenhum prejuízo a menos que as agências não estornem os valores pagos pelos clientes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS

As diretrizes para a realização do procedimento ficaram mais abrangentes, facilitando o acesso às mulheres que desejam fazer a cirurgia em todo o Estado.

Polícia Federal combate atuação de milícias digitais durante operação

A investigação teve início a partir de ofensas pessoais direcionadas a agentes públicos.

SEJUVEL abre novas turmas de atletismo e paradesporto em TL para toda a população

A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) comunica que estão abertas as inscrições para aulas de atletismo e paradesporto voltada para pessoas...