34.9 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Crianças nascidas em Três Lagoas sairão da maternidade com Certidão de Nascimento

14/10/2013 – Atualizado em 14/10/2013

Crianças nascidas em Três Lagoas sairão da maternidade com Certidão de Nascimento e não mais apenas com o DNV

Ações conjuntas das Secretarias de Saúde e Assistência Social, Hospital Auxiliadora e Cartório farão com que toda a criança saia da maternidade com Certidão de Nascimento e não mais apenas com o DNV

Por: Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB) irá assinar, em breve, o Termo de Adesão e Compromisso pela Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento, no município de Três Lagoas.

O resultado prático e imediato desse termo é que toda a criança que nascer na Maternidade do Hospital Auxiliadora não mais terá alta apenas com a via da Declaração de Nascido Vivo (DNV), mas com a Certidão de Nascimento, documento que comprova o Registro Civil de Nascimento no Cartório.

“Este é um compromisso que assinarei com muita alegria, porque irá resultar em importantes ações que trazem dignidade às nossas famílias e garantias para o exercício de cidadania das inúmeras crianças que nascem mensalmente em Três Lagoas”, manifestou a prefeita Marcia Moura.

“A Certidão de Nascimento é um direito humano, fundamental e o primeiro passo para a criança poder viver o pleno exercício da cidadania”, completou a prefeita de Três Lagoas.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, a média mensal de nascimentos na Maternidade do Hospital Auxiliadora é de 140 a 150 crianças.

IMPLANTAÇÃO

Reunião para dar início ao processo de implantação dessa ação em Três Lagoas aconteceu na semana passada (terça-feira -8) com representantes do Hospital Auxiliadora, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e do Cartório de Registro Civil (2º Cartório de Notas e Registro Civil).

“Foi uma reunião de conhecimento do material a ser usado e de preparação para implantarmos esta importante ação em Três Lagoas”, resumiu a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.

A reunião também contou com a presença de membros do Comitê Gestor Estadualpara a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento, em Mato Grosso do Sul, Sandra Araújo de Barros, representando a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas); e Lucinda Pedrosa do Rosário, da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“O primeiro passo, já em novembro, será o treinamento de pessoal do Auxiliadora e Cartório do Registro Civil para implantação deste importante serviço”, informou Eliane Brilhante.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...