40.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 1 de dezembro, 2025

Crescimento médio do PIB de Mato Grosso do Sul supera o da China

Ricardo Amorim destaca força do agronegócio e ambiente favorável ao desenvolvimento durante o MS Agro

O economista Ricardo Amorim, considerado pela revista Forbes o analista econômico mais influente do Brasil, afirmou que Mato Grosso do Sul vive um ritmo de crescimento acima da média nacional e superior ao da China nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo agronegócio. A declaração foi feita durante a 16ª edição do MS Agro, promovido pela Famasul com apoio do Senar/MS e do Sistema OCB/MS.

Segundo Amorim, o Estado tem sido protagonista no cenário econômico brasileiro graças à força do setor produtivo. Ele destacou que o agronegócio movimenta toda a cadeia econômica, fortalecendo indústria e serviços e criando um ciclo de crescimento sólido. “O crescimento médio do PIB de Mato Grosso do Sul nos últimos anos é superior ao da China. O que vem sendo gerado pelo agro movimenta toda a economia do Estado, e isso faz com que os demais setores sejam muito mais fortes do que vemos no resto do Brasil”, afirmou.

As projeções da Semadesc reforçam esse cenário otimista: o PIB sul-mato-grossense cresceu 4,6% em 2024, atingindo R$ 190 milhões, o terceiro maior crescimento entre os estados, e deve avançar mais 5,5% em 2025. A combinação de ambiente de negócios favorável, investimentos em infraestrutura e diversificação produtiva tem atraído grandes empresas e impulsionado o surgimento de novos empreendimentos, gerando emprego, renda e aumentando a arrecadação.

O avanço do setor também é refletido no Índice de Desenvolvimento da Agricultura Municipal (Idam) 2025. Quatro municípios sul-mato-grossenses estão entre os 20 melhores do país: Maracaju em 7º lugar, Sidrolândia em 8º, Rio Brilhante em 10º e São Gabriel do Oeste em 15º. A região Centro-Oeste domina o ranking, com 17 cidades nas primeiras posições. No agregado estadual, Mato Grosso do Sul alcançou Idam médio de 0,7322 em 2025, registrando crescimento de 7,1% desde 2016.

Com resultados consistentes, o Estado consolida-se como referência nacional em desenvolvimento agropecuário e como um dos polos de maior expansão econômica do Brasil.

com informações Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dezembro Vermelho reforça mobilização contra HIV e ISTs em Mato Grosso do Sul

Estado mantém taxa elevada de detecção e concentra campanhas de prevenção, com foco especial nos jovens O mês de dezembro marca, em todo o país,...

Comércio de MS deve movimentar R$ 824 milhões no Natal e Ano Novo aponta pesquisa

Estudo do Sebrae/MS e IPF-MS revela aumento no número de consumidores que vão presentear, mas identifica comportamento mais cauteloso As festas de fim de ano...

Mato Grosso do Sul ultrapassa 16,9 mil novos empregos formais criados em 12 meses

Estado fecha outubro com saldo positivo e mantém avanço na geração de vagas impulsionado pelos setores de comércio, construção e indústria Mato Grosso do Sul...