22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 5 de dezembro, 2025

Crescimento em declínio para países em desenvolvimento

Um relatório do Banco Mundial revela que as economias em desenvolvimento enfrentam uma perspectiva de crescimento mais baixa no século 21. A crise financeira de 2008-2009 e a desaceleração global abalaram o desempenho dessas economias. Nos próximos dois anos, a economia global deve crescer 2,7% ao ano, enquanto as economias em desenvolvimento devem registrar uma média de 4% de crescimento anual, insuficiente para enfrentar a pobreza e alcançar metas de desenvolvimento.

Indermit Gill, economista-chefe do Banco Mundial, alerta que altos níveis de dívida, baixo crescimento do investimento e da produtividade, além do aumento dos custos associados às mudanças climáticas, criam um cenário alarmante. Desde 2014, a renda per capita nessas economias cresceu a um ritmo inferior ao das economias avançadas, ampliando a desigualdade global.

A queda no investimento estrangeiro direto (IED) e as restrições globais ao comércio dificultam ainda mais o avanço econômico. No entanto, investimentos em infraestrutura, capital humano e transição climática podem impulsionar o crescimento e ajudar a atingir metas ambientais e sociais.

Com informações Correio Braziliense.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Defesa Civil e PAM discutem ações de 2025 e apresentam planejamento para 2026

Reunião destacou avanços, metas futuras e a importância da atuação integrada entre instituições A Defesa Civil de Três Lagoas e o Plano de Auxílio Mútuo...

Três Lagoas abre exposição “Magia em Tela” com obras de alunos do Núcleo de Artes Plásticas

Mostra reúne produções dos alunos e fica aberta para visitação no prédio da Cultura A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura...

Natal dos Sonhos: Arauco traz para Inocência programação especial e gratuita para o fim de ano

Atividades celebram o primeiro aniversário da Casa Arauco e fortalecem a conexão com a comunidade.