24.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 15 de abril, 2026

Crescimento em declínio para países em desenvolvimento

Um relatório do Banco Mundial revela que as economias em desenvolvimento enfrentam uma perspectiva de crescimento mais baixa no século 21. A crise financeira de 2008-2009 e a desaceleração global abalaram o desempenho dessas economias. Nos próximos dois anos, a economia global deve crescer 2,7% ao ano, enquanto as economias em desenvolvimento devem registrar uma média de 4% de crescimento anual, insuficiente para enfrentar a pobreza e alcançar metas de desenvolvimento.

Indermit Gill, economista-chefe do Banco Mundial, alerta que altos níveis de dívida, baixo crescimento do investimento e da produtividade, além do aumento dos custos associados às mudanças climáticas, criam um cenário alarmante. Desde 2014, a renda per capita nessas economias cresceu a um ritmo inferior ao das economias avançadas, ampliando a desigualdade global.

A queda no investimento estrangeiro direto (IED) e as restrições globais ao comércio dificultam ainda mais o avanço econômico. No entanto, investimentos em infraestrutura, capital humano e transição climática podem impulsionar o crescimento e ajudar a atingir metas ambientais e sociais.

Com informações Correio Braziliense.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Captação de órgãos avança e Hospital Regional de Três Lagoas já alcança metade do total de 2025

Com duas captações recentes, unidade três-lagoense fortalece atuação e amplia impacto na fila de transplantes em MS

Três Lagoas já registra 5 tentativas de feminicídio em 2026

Estado já soma 38 casos neste ano, quase o dobro de 2025, onde município registra aumento e casos recentes reforçam preocupação com a violência contra a mulher

Marcos Pollon reforça pré-candidatura ao Senado por MS durante agenda em Três Lagoas

Deputado federal também comentou sobre o cenário político nacional e estadual, além de reforçar a indicação, feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)