22.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Cozinheira dá dicas de como preparar a coxinha gigante de 3,5 kg

Geral – 27/10/2012 – 08:10

cozinheira Maria Aparecida da Silva, que ficou famosa após fazer uma coxinha gigante em Rolândia, no norte do Paraná, dá dicas de como preparar o salgado, tão requisitado pelo moradores da cidade.

Cida, como é chamada, foi reconhecida pelo RankBrasil por ter feito a maior coxinha do país, considerada 15 vezes maior do que o tamanho convencional, de 220 gramas.

Para prerapar o salgado, que pesa em média 3,5 kg, são necessários 2,2 kg de recheio de frango desfiado, calabresa, bacon e temperos com ervas. A massa, que é feita de mandioca cozida e amassada, pesa 1,3 kg. O tempo de preparo é entre 15 e 20 minutos. Cida explica que na hora de montar o salgado é necessário ter cuidados especiais.

“Não posso deixar espaço nenhum entre a massa e o recheio porque senão ela estoura quando eu for fritar. Então, eu tenho que ‘arcar’ bem o recheio para ele ficar bem firme e não crie bolhas de ar dentro”, explica a cozinheira.

                                                            

Para fritar são necessários quatro litros de óleo bem quente. Com o auxílio de uma concha, Cida vai jogando o óleo aos poucos na parte superior da coxinha. Como a massa é de mandioca cozida, o salgado não corre o risco de ficar encruado. “Eu não aconselho muito colocar queijo, porque daí ele não derrete totalmente, só em volta”, justificou. A decisão final, contudo, fica sempre ao gosto do cliente.

“A massa de mandioca é diferente, e ela, com aquela mãozinha, dá um toque diferente”, avalia o morador Sidney  Soldório.

“Tem que ter todos os dias, porque as pessoas sempre querem. Quando não faço o pessoal fica bravo”, contou a cozinheira .  Cida não reclama da cobrança, afinal, trabalha há 30 anos fazendo coxinhas e garante que ainda não enjoou do ofício (nem do salgado). Ela explica ainda que teve a ideia após ver um pastel gigante na televisão. “Eu vou continuar testando os tamanhos. Minha meta é montar uma de 10 quilos”.

Na lanchonete onde Cida trabalha as encomendas da coxinha gigante aumentaram. De acordo com a cozinheira, clientes de cidades como Maringá, Londrina, e até mesmo do Rio de Janeiro já foram até o local para provar o lanche, que custa R$ 15 por quilo.

Calorias

A última versão da coxinha feita pela cozinheira pesou 4,190 kg. Em média, ela equivale a nove mil calorias. Uma coxinha normal, com aproximadamente 220 g, tem 211 calorias.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

7ª Costelada Beneficente do Hospital Auxiliadora confirma tradição e sucesso em Três Lagoas

A 7ª edição da tradicional Costelada Beneficente do Hospital Auxiliadora foi marcada por grande sucesso em Três Lagoas, reunindo famílias, amigos e apoiadores em...

Confraternização Daterra Empreendimentos Imobiliários

No último sábado, dia 13, a Daterra Empreendimentos Imobiliários promoveu sua confraternização anual no renomado Natelha Cupim Restaurante. O encontro reuniu colaboradores, amigos e...

Confraternização do SEST SENAT

No último sábado, dia 13, aconteceu a confraternização do SEST SENAT, realizada no Vieira Festa. O evento reuniu amigos e familiares em um clima...