27.7 C
Três Lagoas
domingo, 6 de julho, 2025

Covid-19: Alunos britânicos usam suco de laranja para falsificar testes

Um grupo de alunos do Reino Unido utilizou suco de laranja para falsificar os resultados de testes à Covid-19, após descobrir que o uso da bebida nos testes de fluxo lateral, os conhecidos testes rápidos, pode gerar um falso positivo, segundo o jornal britânico ‘The Guardian’.

O fenômeno parece estar ligado à acidez do suco de laranja, que, segundo o jornal, desfaz o resultado do teste. O mesmo efeito também foi observado em vários outros alimentos e bebidas, incluindo ketchup e Coca-Cola.

Um professor de ciências do Reino Unido disse que os seus alunos mostraram o efeito. “Eles dizem que é uma ótima maneira de tirar duas semanas de férias da escola”, afirmou, citado pelo ‘The Guardian’.

Andrea Sella, especialista da University College London, disse que a descoberta não foi surpreendente. “Se alguém deliberadamente estragar o protocolo, então é claro que vamos obter um resultado falso. Mas eu acrescentaria que não é um ‘falso positivo’ no verdadeiro sentido. Porque falsos positivos são aqueles que surgem, apesar da adesão ao protocolo”, explicou.

O “truque” também apareceu no TikTok, com vídeos de pessoas experimentando diferentes líquidos. Houve mais de 6,5 milhões de visualizações de vídeos carregados na rede social com o hastag de pesquisa ‘#fakecovidtest’ (teste Covid falso).

Jon Deeks, professor de bioestatística da Universidade de Birmingham, criticou a prática. “Falsos positivos afetam não apenas aquela criança, mas a sua família e a sua bolha na escola, é uma coisa muito egoísta de se fazer. Existem maneiras menos prejudiciais de fingir um dia de folga da escola”, afirmou.

Por sua vez, Mark Lorch, professor de comunicação científica e química da Universidade de Hull, disse que era possível detectar um teste positivo “falso” lavando-o com uma solução tampão que restaura o pH correto do dispositivo. Após esse processo, a linha “positiva” num teste falso desaparece, revelando o resultado negativo.

Embora a falsificação de testes rápidos positivos possa causar preocupação, até porque todos se devem isolar imediatamente, a interrupção pode ter vida curta: qualquer pessoa com um teste positivo deve subsequentemente fazer um teste PCR para confirmar uma infeção.

Informações do site IstoÉ

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar realiza abordagem em tabacaria alvo de denúncias no bairro Ipacaraí

Ação ocorreu na madrugada de domingo após reclamações de perturbação e manobras perigosas A Polícia Militar de Três Lagoas realizou uma ação de fiscalização na...

Discussão entre ex-casal embriagado mobiliza Polícia Militar em Três Lagoas

Ocorrência foi registrada na madrugada de domingo no Jardim Alvorada; ninguém quis representar criminalmente Na madrugada deste domingo (6), a Polícia Militar foi acionada para...

Capivara ferida na Lagoa Maior levanta temor de ataque de jacaré

Animal foi atendido por equipes ambientais; população é orientada a manter distância Uma capivara ferida foi avistada nesta sexta-feira (4) nas proximidades da pista de...