20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 8 de agosto, 2025

Costa Rica passa pela Itália e se classifica

20/06/2014 – Atualizado em 20/06/2014

Por: LancePress / Correio do Estado

A vaga veio com antecipação pois a Costa Rica tem seis pontos e Uruguai e Itália, que estão com três, se enfrentam. Ou seja, só um deles pode chegar a seis. A Inglaterra é mais uma equipe eliminada da Copa, a exemplo de Camarões, Espanha e Austrália. Os costarriquenhos se juntam a Holanda, Chile e Colômbia entre as 16 melhores seleções do mundo. Quem diria…Antes do início da Copa do Mundo, a Costa Rica era tida como o saco de pancadas do grupo da morte. Afinal, iria jogar com três campeões mundiais. Na primeira rodada, os “Ticos” surpreenderam e venceram o Uruguai. Nesta sexta-feira, o teste de fogo: a tetracampeã Itália do craque Balotelli. Os costarriquenhos só não passaram pela prova, como fizeram história: venceram os italianos por 1 a 0 e garantiram vaga nas oitavas de final pela segunda vez no Mundial, a exemplo do que ocorreu em 1990.

O JOGO

A Itália começou o jogo com bastante posse de bola, mas ao contrário do jogo com a Inglaterra, não conseguiu traduzir isso em chances de gol. Pelo menos na primeira meia hora de jogo. Os costarriquenhos confundiam a Azzurra com bastante movimentação e os europeus se limitavam a lançamentos na área. Isso mudou quando Balotelli (antes isolado e sumido) teve duas boas chances de gol. Primeiro, ele tentou encobrir Navas e depois o goleiro do Levante fez uma bela defesa – se apresentando ao atacante da Itália, que havia dito que não o conhecia.

O bom momento italiano ficou nesses dois lances e antes do fim do primeiro tempo, a Costa Rica cresceu. Primeiro foi Joel Campbell, que driblou dois defensores italianos e sofreu pênalti. O chileno Enrique Osses ignorou as reclamações, mas não pôde ignorar a tecnologia da linha de gol. Bryan Ruíz cabeceou sozinho, a bola bateu no travessão e perto da linha do gol, mas entrou tranquilamente. 1 a 0 para os costarriquenhos – bastante merecido.

Na segunda etapa, Prandelli tentou corrigir o isolamento de Super Mario ao trocar o apagado Thiago Motta por Cassano. Pouco depois, entrou Insigne no lugar de Candreva (também muito mal). Enquanto as trocas deram mais opções ofensivas à Azzurra, o time passou a ficar mais nervoso, desesperado com o passar do tempo. Os costarriquenhos mantiveram a postura e tiveram espaço até para tocar a bola em certos momentos. Gamboa, pela direita, foi uma boa opção dos Ticos.

Prandelli foi para o sacrifício, colocando Cerci no lugar de Marchisio, mas seguiu sendo neutralizada pela adversária, que nunca passou muito perigo. O calor pode ter atrapalhado a Itália, mas com certeza, os méritos são dos costarriquenhos.

FICHA TÉCNICA:
ITÁLIA 0x1 COSTA RICA

Estádio: Arena Pernambuco, Recife (PE)
Data/hora: 20/06/2014 – 13h (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Carlos Astroza (CHI) e Sergio Roman (CHI)
Cartões amarelos: Balotelli (ITA), Cubero (COS)
Cartões vermelhos:
GOLS: Ruíz (43′ do 1º tempo)

ITÁLIA:
Buffon, Abate, Barzagli, Chiellini e Darmian; De Rossi, Thiago Motta (Cassano – Intervalo), Pirlo, Marchisio (Cerci – 24′ do 2º tempo) e Candreva (Insigne – 10′ do 2º tempo); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.
COSTA RICA: Navas, Umaña, González e Duarte; Gamboa, Tejeda (Cubero – 22′ do 2º tempo), Borges e Júnior Diaz; Ruíz (Brenes – 35′ do 2º tempo), Campbell (Urena – 28′ do 2º tempo) e Bolaños. Técnico: Jorge Luis Pinto.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comércio de Três Lagoas espera movimentar R$ 13 milhões no Dia dos Pais

Sindicato lança promoção com prêmios para clientes, vendedores e empresários, onde vendas físicas seguem como preferência de 90% da população.

Nova Alvorada do Sul, Brasilândia e Bandeirantes terão atendimento noturno em unidades de saúde

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), homologou três municípios que aderiram ao Programa Horário...

Citricultura continua forte com suco de laranja fora do tarifaço de Trump

A exclusão do suco de laranja brasileiro da nova tarifa de 50% anunciada pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, trouxe alívio imediato para uma...