23.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Corte de verbas federais suspende combate à leishmaniose

02/07/2015 – Atualizado em 02/07/2015

Por falta de kits do Ministério da Saúde, prevenção à doença deixou de ser feita

Por: Correio do Estado

Como consequência do corte de repasses do governo federal a Campo Grande, o município não está oferecendo serviços de combate a doenças como leishmaniose e raiva em animais domésticos. Assim como a coleta de sangue feita nas casas, que servia de teste rápido para diagnóstico de vírus, as vacinas antirrábica, levadas às residências para a aplicação, também foram extintas.

A população corre risco, pois, somente neste ano, foram confirmados 75 casos da doença em humanos, em Mato Grosso do Sul, número 72% menor que o do ano passado, mas ainda preocupante, porque uma destas pessoas morreu justamente na Capital, cidade que concentra a maior parte de casos. Em 2014, foram 274 infectados pelo vírus. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não informou a quantidade exata de infectados em Campo Grande.

Há dois anos que o Centro de Controle de Zoonoses deixou de monitorar cães de rua com a doença - Foto:Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Registro raríssimo: veado campeiro, parcialmente albino, é visto em florestas da Eldorado Brasil

Especialista da Unesp acredita que o sombreamento das árvores colabora para a permanência do animal na floresta A presença incomum de um veado campeiro parcialmente...

Antes de show, Mariana Fagundes fala com exclusividade ao “Programa Toninha Campos”

Dona de hits como "Me Usa", "Tu Tu Tu" e "Metendo o Louco", junto da dupla Guilherme & Benuto, conversou com a Rádio Caçula antes de subir ao palco do 13° Torneio de Pesca da APETL (Associação de Pesca Esportiva).

Cerca de 745 acidentes de trabalho foram registrados somente em 2023 em Três Lagoas, segundo VISAT

Coordenadora da VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) de Três Lagoas, Polyana Cestari detalhou as ações realizadas durante o "Abril Verde", mês de orientação sobre segurança no trabalho e de como evitar acidentes.