28.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de dezembro, 2021

Correios assina convênio com catadores de materiais recicláveis

06/06/2013 – Atualizado em 06/06/2013

Correios assina convênio com cooperativa de catadores de materiais recicláveis

Por: Assessoria de Imprensa

Os Correios em Mato Grosso do Sul e a Coopermaras – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis nos Aterros do Mato Grosso do Sul assinaram na terça-feira, 4/6, um termo de compromisso visando a destinação de resíduos recicláveis separados na Coleta Seletiva Solidária dos Correios às Associações e Cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A assinatura faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e está contida nas ações de sustentabilidade e responsabilidade social dos Correios, praticadas para a redução dos impactos causados por suas atividades. “O convênio representa o reconhecimento da cooperativa e a dignidade dos catadores. Porque esse tipo de trabalho mostra pra sociedade que não somos lixeiros, nem mendigos, somos trabalhadores. O que essa parceria mais traz para a gente é dignidade e respeito”, afirmou Daniel Obelar, presidente da Coopermaras, durante o evento de assinatura do termo.

As coletas irão acontecer semanalmente no Edifício Sede dos Correios em Mato Grosso do Sul e em mais três prédios da Empresa na capital. Entre os resíduos recicláveis estão papel/papelão; plástico; vidro e metal, além de cartucho e/ou toner, pallets de madeira e isopor.

Uma parceria natural – E nesta quarta-feira (5/6) tem início em Mato Grosso do Sul a 4ª Feira Ambiental e Social de Bonito – Conhecer para preservar. O evento, promovido pelo Instituto Ambiental da Serra da Bodoquena – IASB e conta com o patrocínio dos Correios.

A Feira Ambiental acontece até a quinta-feira, 6/6, com uma agenda de atividades culturais e educativas voltada a estudantes de 5 a 18 anos e toda a programação é gratuita.

Para esta edição da Feira, as agências dos Correios de Bonito, Bodoquena e Jardim terão suas emissões de carbono compensadas com o plantio de mais de 100 árvores nativas na Serra da Bodoquena. A ação ambiental é uma contrapartida ao patrocínio dos Correios, com início do plantio previsto para novembro deste ano, época em quem é maior o regime de chuvas na região.

Do tamanho do Brasil – outro programa sustentável teve início também na semana do Meio Ambiente: a empresa está implantando o uso obrigatório de papel reciclado nas comunicações oficiais externas em suas unidades em todo o Brasil. Para isso, cerca de 20% de todo o papel adquirido pela ECT será do tipo reciclado.

Como empresa pública e agente do governo federal, os Correios têm na sustentabilidade um de seus pilares estratégicos e acreditam na real possibilidade de crescer, incluir, proteger e conservar, promovendo ações que respeitem o meio ambiente.

A empresa também possui meta de reduzir em 20% a emissão de carbono, por meio de acordo firmado com a International Post Corporation (IPC). Hoje a ECT promove o descarte adequado de resíduos especiais (pneus, resíduos de serviço de saúde, computadores, lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes e baterias de veículos), utiliza veículos elétricos de calçadão e está realizando pilotos para inserção de motos e veículos elétricos em sua frota.

Ecopostal — A empresa mantêm ações sustentáveis como a Coleta Seletiva Solidária, que separa resíduos recicláveis e destina às cooperativas de catadores. Nos últimos três anos, mais de 8 mil toneladas de material reciclável foram destinadas a 357 associações.

O Ecopostal, outra ação socioambiental da empresa, encaminha uniformes, malas e malotes postais sem condições de uso interno, para cooperativas que transformam os materiais em bolsas, sandálias, mochilas, roupas infantis etc. De 2010 a 2012, o projeto reaproveitou 202.305 itens em desuso, gerando emprego e renda.

Uma árvore por pessoa – Outra iniciativa sustentável é o Desafio Ambiental, que teve por objetivo o plantio de 110 mil árvores no País entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 – uma para cada trabalhador dos Correios à época. No total, foram plantadas 118.123 mudas em todo o Brasil.

Correios assina convênio com cooperativa de catadores de materiais recicláveis

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS