19/10/2015 – Atualizado em 19/10/2015
Por: Redação
O 5º GBM (Bombeiros) e o PAM (Plano de Auxilio Mútuo) de Três Lagoas (MS) iniciaram hoje (19) no auditório do Sest/Senat, o curso de SCI (Sistema de Comando de Incidentes), para capacitação dos membros do PAM e entes públicos ligados à segurança dos Três-Lagoenses.
Segundo o Coronel Marcelo Olassar Ramirez Dias, o curso de Comando de Incidentes visa capacitar os mais diversos órgãos, industrias e entes ligados de alguma forma com a segurança contingencial, tanto fabril quanto nas estradas, dando uma noção de como seriam atendidas grandes catástrofes no município e o papel de cada nas ações a serem realizadas.
O PAM de Três Lagoas reúne 16 das maiores indústrias do município, com foco no atendimento mútuo, prevenção e respostas a desastres, tanto internamente nas plantas fabris quanto na ajuda externa ao Corpo de Bombeiros e outras indústrias. “O PAM é uma ferramenta instituída pelas empresas para falarem a mesma linguagem e compartilharem esforços e materiais” Disse o Coronel Marcelo.
O Coronel relata que, em caso de uma ocorrência, todas as empresas do PAM vão atuar em conjunto, e para que exista a sintonia nas ações, é necessário que sejam realizados cursos, encontros e treinamentos práticos, pois com a mudança do perfil econômico de Três Lagoas, com a industrialização, aparecem riscos diferentes, que muitas vezes a população desconhece, pois o processo industrial envolve vários produtos químicos que, em caso de incidentes, a falta de um planejamento em equipe (empresas e órgãos de segurança) podem acarretar sérios riscos ambientais.
Na próxima sexta-feira (23) será realizado um simulado finalizando o aprendizado do curso e será marcado também como o simulado anual do PAM do município.
Segundo o Coronel, os riscos existem, mas atualmente são mínimos devido a fiscalização que os Bombeiros mantém sobre as empresas, que por sua vez, estão adotando todas as medidas de segurança para que não haja incidentes.



