16/10/2016 – Atualizado em 16/10/2016
Corpo de Bombeiros de Três Lagoas participa de curso de especialização em Sistema de Comando de Incidentes
Por: Rayani Santa Cruz
Militares do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas participarão do Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes – SCI, o aprendizado e treinamento ocorrerá nesta semana na cidade e começa a partir das 8h na sede do Sest Senat. O evento será realizado pelo PAM (Plano de Auxílio Mútuo).
O Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes – SCI, visa dar condições para que os envolvidos compreendam os principais conceitos e métodos deste modelo de gerenciamento desenvolvido para comando, controle e coordenação, em resposta a situações de emergência.
Os militares terão a capacitação no sistema vivencial teórico e prático, com uma atividade em campo. Um simulado envolvendo os militares participantes do 5° Grupamento também será realizado no Arena Mix ao final do curso.
O PAM é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, o município, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, por meio de suprimentos e manutenções diversas, e apoiar o Corpo de Bombeiros em caso de sinistros. Em retribuição a este auxílio mútuo, o CBMMS disponibiliza pessoas treinadas para ministrar cursos de Brigada de Incêndio, vistorias técnicas em caráter de orientação e outros serviços para os integrantes do PAM.
Integram ao PAM as empresas: Fibria, International Paper, Petrobras – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen – MS), Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE – LCP), Sitrel Siderurgia, White Martins, Akzo Nobel, Omya, Eldorado Brasil, Metal Frio e Cargill; e as instituições públicas, como: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas.
O acionamento do PAM é feito pelo Corpo de Bombeiros, por meio do 5º GBM, que é o órgão encarregado de verificar quando há a necessidade de atuação das equipes e/ou equipamentos de segurança das empresas que integram o grupo.
