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Corinthians usa as redes sociais para crescer e até demitir jogador

Esporte – 08/02/2013 – 10:02

A diretoria do Corinthians tem a possibilidade de compartilhar algumas de suas decisões com torcedores desde a demissão por justa causa do centroavante Adriano, em março do ano passado. O assunto foi o primeiro a ser alvo de estudo após a assinatura do contrato entre o clube e a empresa Social Figures, especializada em monitoramento de redes sociais, há um ano.

“O Corinthians queria compreender o que a torcida estava falando sobre o Adriano. O cara era o principal assunto para eles na época. Dias depois de mostrarmos a rejeição da torcida, o contrato do jogador foi rompido. É óbvio que outras questões influenciaram, mas a análise de redes sociais que apresentamos também foi determinante. Fizemos uma nova pesquisa mais tarde, e 97% dos torcedores aprovaram a demissão”, comentou Thiago Contri, um dos proprietários da Social Figures, que visitou a redação da Gazeta Esportiva.net para falar sobre o seu trabalho.

Amigo de infância do assessor de imprensa do Corinthians, Thiago era palmeirense fanático muito antes de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Ciências da Computação e começar a analisar redes sociais para o Corinthians – e para mais de uma dezena de empresas. Chegava a madrugar, nos cinco anos em que viveu na Austrália, para acompanhar os jogos do time do coração. Também morou nos Estados Unidos e no Canadá.De volta a São Paulo depois de criar a Social Figures em parceria com um amigo brasileiro (o sócio opera a empresa na Austrália), Thiago angariou clientes nos mais variados setores. O Corinthians foi o primeiro ligado ao futebol. “Não adianta: é o clube da moda”, definiu, abrindo um sorriso ainda mais largo ao ser fotografado diante de um monitor com a inscrição “aqui tem um bando de loucos”. “Meus amigos que torcem pelo Palmeiras não vão me perdoar.”

O profissional Thiago Contri aderiu à moda definitivamente. Quando agendou reunião para apresentar proposta ao Corinthians (interessado em lançar tendências nas redes sociais, o clube já negociava com uma empresa concorrente da Social Figures), ele decidiu fazer alguns experimentos através do seu software – desenvolvido com o apoio do sócio. “Já esperava um volume gigantesco de mensagens envolvendo futebol, mas não daquela maneira. Percebi que Palmeiras e São Paulo meio que se equivalem, e o Corinthians… É uma margem muito maior”, comparou.A ferramenta de pesquisa da Social Figures possibilita que seus clientes saibam quantas vezes um assunto foi mencionado nas mais variadas redes sociais (como Twitter, Facebook, blogs e outras) em um determinado espaço de tempo. Aponta ainda se o sentimento dos internautas é positivo, negativo, neutro ou híbrido (caso a mensagem contenha um elogio e uma crítica simultaneamente). Por fim, é possível distinguir o sexo e a localização de quem fez cada uma das publicações.

“Os resultados que obtemos com o Corinthians são absurdos. Nunca vi nada parecido. Se eu fizer uma pesquisa genérica com ‘Corinthians’ ou ‘Timão’ em dia de jogo, haverá mais de 500.000 mensagens. Precisamos filtrar os temas. Para você ter uma ideia, uma empresa de telefonia de grande porte, na época em que houve aquela crise de operadoras, gerava 300.000 mensagens por mês. O Corinthians, em um dia, consegue superar tudo isso! É absurdo!”, exclamou Thiago.

Na reunião em que firmou acordo com o Corinthians, o profissional teve mais uma amostra da força do time do Parque São Jorge. Um membro do departamento de marketing do clube, no início da conversa, publicou a seguinte mensagem na página oficial corintiana no Facebook: “E aí, bando de loucos. Está começando mais um treino do Timão”. Thiago se surpreendeu: “A reunião não durou além de duas horas. Quando acabou, mais de 50.000 pessoas já tinham curtido aquilo ali! Era uma mensagem boba, que não queria dizer nada. E o Corinthians não paga nada por isso. Uma empresa precisa gastar uma boa grana para alcançar tantos compartilhamentos e curtidas”.

A invasão virtual dos corintianos no Brasil, no entanto, não foi novidade para o departamento de marketing alvinegro. O clube passou a navegar na internet com o objetivo de conquistar outros territórios. “Eles sabem que têm mais volume do que seus rivais no Brasil”, comentou Thiago. “O alvo do Corinthians atualmente é internacional. Na América Latina, querem deixar para trás o Boca Juniors, que também tem uma torcida fantástica. E estão mirando os grandes clubes da Europa”, acrescentou.

Fonte: Portal Terra

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