21.8 C
Três Lagoas
domingo, 8 de fevereiro, 2026

Corinthians tem melhor média defensiva em 5 anos e retoma hegemonia

Misto – 28/02/2012 – 06:02

Dono da melhor defesa do Campeonato Paulista em três dos últimos quatro anos, o Corinthians exibe novamente em 2012 a consistência que marca sua participação no Estadual das temporadas recentes. São três gols sofridos em 10 jogos, o que dá aos corintianos, também lembrados por vitórias magras, novamente o índice de melhor retaguarda do Estadual. Em 2011, o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari ficou com essa marca.

O índice obtido pelo Corinthians nas 10 primeiras rodadas do Paulista 2012 é inédito nos últimos cinco anos. Nem mesmo as equipes dirigidas por Mano Menezes em 2008, 09 e 2010 conseguiram o feito. Dono da melhor retaguarda no ano passado, o Palmeiras também tem números defensivos inferiores em relação à equipe de Tite deste ano. Só Mirassol, Bragantino e Mogi Mirim vazaram Júlio César. Entre os clubes da elite nacional, só o Atlético-MG vai melhor com um gol sofrido em quatro jogos.

Ao contrário do Campeonato Brasileiro 2011, em que também teve a melhor defesa, o Corinthians do Paulista se caracteriza pela posse de bola que dá refresco ao time e impede o adversário de criar. Nos quesitos trocas de passes e posse, o time de Tite também lidera o Estadual, segundo o Footstats. Nos desarmes, diferencial na campanha do último ano, a equipe é a quarta colocada.

“Temos um conjunto muito forte, entrosamento, e o time todo joga compactado. Se você tem a bola e se corre certo, facilita até a parte física”, lembra o lateral Fábio Santos.

O zagueiro Wallace também cita a solidariedade como explicação. “Afirmo que o ataque tem grande parcela no sucesso da defesa”, lembra ele, titular no último sábado, dia da quinta vitória por 1 a 0 em dez jogos do Paulista. “Todos da frente colaboram. O Liedson, o Willian, o Emerson, o Gilsinho. Isso facilita lá trás. Não ficamos tão expostos”.

Confira as melhores defesas do Paulista nos últimos 5 anos:

2008 – Corinthians e Palmeiras com média de 0,78 gol sofrido por partida

2009 – Corinthians com 0,78 gol sofrido por partida

2010 – Corinthians com 0,94 gol sofrido por partida

2011 – Palmeiras com 0,47 gol sofrido por partida. Corinthians em segundo com 0,69

2012 – Corinthians tem 0,3 gol sofrido por partida após 10 rodadas

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais Médicos Especialistas abre inscrições com vagas para Mato Grosso do Sul

Programa do Ministério da Saúde oferece 11 vagas no Estado, as inscrições vão até dia 19 de fevereiro O Ministério da Saúde abriu as inscrições...

Governo Federal coordena ações emergenciais para resposta rápida a desastres

Atuação da Defesa Civil Nacional envolve assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e envio de equipes especializadas às áreas afetada Quando cidades brasileiras são atingidas...

Domingo será de calor intenso e risco de chuvas em Três Lagoas

Temperaturas seguem elevadas, com sensação térmica acima dos 40 °C e possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de ventos fortes