25 C
Três Lagoas
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Coreia do Sul é o sexto país a embargar carne bovina do Brasil

Economia – 19/12/2012 – 09:12

A Coreia do Sul proibiu a importação de processados derivados de carne bovina de todo o Brasil devido ao caso “não clássico” de “vaca louca” confirmada no Estado do Paraná. O Ministério da Agricultura foi notificado hoje da decisão dos sul-coreanos. Segundo o ministério, o país importou 15 mil toneladas de processados de janeiro a setembro deste ano.

A Coreia do Sul se tornou o sexto país a embargar o comércio de carne bovina com o Brasil. Ontem, a Arábia Saudita, que responde por cerca de 3% das exportações nacionais, também proibiu os embarques. Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil exportou 28,6 mil toneladas de carne bovina para a Arábia Saudita, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Japão, China e África do Sul também vetaram o produto brasileiro. O Egito, outro grande importador, também fez restrições, mas apenas ao produto proveniente do Paraná.

Histórico

No dia 7 de dezembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou que foi registrado no país um caso “não clássico” de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), doença conhecida como “mal da vaca louca”. O episódio ocorreu no Paraná, em 2010.

O caso é considerado “não clássico” porque o animal estava infectado pelo agente causador da doença, mas morreu de outras causas, e nunca desenvolveu o mal.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e, entre janeiro e outubro deste ano, vendeu 1,024 milhão de toneladas de carne bovina ao mercado internacional. Desse total, a China comprou somente 10.100 toneladas, o Japão adquiriu 1.300 toneladas, enquanto a África do Sul comprou 293 toneladas, segundo o Ministério da Agricultura do Brasil.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) manteve o status do Brasil como um país com risco insignificante da doença, segundo autoridades brasileiras, que acrescentaram que o governo recorrerá a ações legais, caso necessário, contra qualquer importador que tente explorar afirmações sobre a doença para bloquear a compra da carne brasileira.

O surto do mal da vaca louca na Europa, na América do Norte e no Japão na década passada fez com que importadores de carne bovina suspendessem carregamentos, provocando um caos temporário na indústria.

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Retrospectiva 2025: Prefeitura de Três Lagoas consolida avanços e amplia investimentos para a população

Ano foi marcado por obras, melhorias nos serviços públicos, fortalecimento social e ações voltadas ao desenvolvimento do município

Suzano abre vagas de emprego em quatro municípios de Mato Grosso do Sul

Processos seletivos oferecem oportunidades efetivas, inclusive para PcD, com inscrições gratuitas até o fim de janeiro A Suzano, uma das maiores empresas do setor de...

Anvisa alerta para riscos de bebidas clandestinas e reforça cuidados no Ano Novo

Agência orienta consumidores a verificar procedência, rótulo e lacre de segurança para evitar intoxicações, principalmente por metanol Com a proximidade das festas de réveillon, a...