03/10/2017 14h33
O Dia “D” da Campanha para o cadastro de doadores de medula óssea é nesta quarta-feira (04)
Por: Karen de Oliveira
A Gestão de Tecnologia Educacional de Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas realiza a campanha de doação de medula óssea. A formação teve início em julho e finaliza com o dia “D” nesta quarta-feira (4). A ação envolve professores e mais de três mil estudantes de quarenta escolas nos dez municípios da costa leste de Mato Grosso do Sul.
Conciliando conteúdo e prática, colocando o aluno no centro de sua aprendizagem, fazendo com que o estudante seja protagonista, usando pedagogicamente tecnologias que foram os objetivos alcançados com a elaboração de panfleto, vídeo e convite para a campanha.
Ser um doador voluntário é muito importante. O transplante de medula Óssea pode ser a única alternativa de tratamento para crianças ou adultos com leucemias, linfomas, certas anemias dentre oitenta doenças. Ao fazer o cadastro poderá contribuir diretamente para a cura e o bem-estar de milhares de pessoas.
Para participar da ação os voluntários devem ter entre 18 a 55 anos e apresentar um bom estado de saúde, e apresentar documento com foto.
Durante o cadastro, são retirados 5ml de sangue e o doador tem seus dados inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer. A partir da coleta, os dados genéticos dos doadores são cruzados com os dos paciente que precisam da medula, caso exista compatibilidade genética reaizado através do exame HLA – um teste de laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante – a doação pode ser realizada.
As atividades de cadastramento serão realizadas na Coordenadoria Regional de Educação, o CREA 12, localizada na Avenida Antônio Trajano do Santos, no centro de Três Lagoas, o horário de atendimento é das 08h ás 11h, dando continuidade ás 18h30m até ás 21h.
