24.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Coordenadora da Assistência Social da entrevista a Rádio Caçula

Cultura – 01/08/2012 – 16:08

Nesta quarta-feira (01), o radialista Romeu de Campos Júnior, entrevistou em seu programa “Linha Direta com a Notícia”, pela Rádio Caçula, Maria Lúcia Firmino, coordenadora da Secretária Municipal de Assistência Social.

Romeu de Campos Júnior perguntou a assistente social, quantos serviços descentralizados são realizados para a população atualmente e a coordenadora informou que o sistema passou por um grande avanço. O serviço realizado hoje é chamado de SUS (Serviço Único de Assistência Social), sistema que se transformou em lei e aos poucos foi crescendo em todo o país, seguindo o modelo do SUS (Sistema Único de Saúde).

CRAS

Nós descentralizamos o serviço, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) em quatro centros de referência, todos informatizados. Onde são prestados para a população serviços como cadastro do programa bolsa família, passe livre de idosos e deficientes, carteirinhas para viagens, agendadas visitas do assistente social, e apoio de profissionais, como educadores físicos, psicólogos, pedagogos e advogados, enfatizou Maria Lúcia.

Os quatro centros são: CRAS São João, situado atrás do colégio Dom Aquino, CRAS Rute Filgueiras situado na Rua Yamaguti Kankiti, CRAS Interlagos situado na Rua David Alexandria e CRAS Vila Piloto, situado no Bairro Vila Piloto, ambos atendem toda a região, complementou Maria Lúcia Firmino.

O CRAS volante realiza um trabalho em parceria com o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social), realizando o atendimento de gestão plena nas áreas rurais de Três Lagoas. O CRAS Interlagos atende a região dos ranchos e Pontal do Faia, fazendo visitas e cadastrando famílias em vulnerabilidade, que desconhecem seus direitos. O CRAS do Rute Filgueiras da assistência a região dos assentamentos e Distrito Arapuá, realizando pesquisas com as famílias, de acordo com suas necessidades, disse a coordenadora.

CREAS

Maria Lúcia disse para Romeu de Campos Junior que fora o CRAS, existe o CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), que é voltado para assistência de pessoas que perderam o vínculo com suas famílias, sofreram alguma agressão, idosos maltratados, mulheres que sofreram violência doméstica, Gays, Lésbicas e travestis que tiveram algum direito violado. A assistência conta com apoio jurídico, encaminhamentos de empregos, acompanhamentos psicológicos, de acordo com o caso. Situado na Rua 13 de junho, Bairro Santos Dumont, é aberto para a população e ainda oferece cursos profissionalizantes.

ASSISTÊNCIA

Independente de onde o cidadão more é preciso ressaltar que o apoio que o CRAS e o CREAS realiza para as famílias são direito da população no Município. A família pode ir ao local para solicitar uma visita. Se qualquer cidadão avistar alguém construindo um barraco, ou estiver passando por necessidades, sem qualificação, moradia, alimento, entre em contato com a assistência, informou.

O radialista Romeu de Campos Júnior encerrou a entrevista, agradecendo a coordenadora pela presença e por informar a população de seus direitos.

A assistente social Maria Lúcia salientou a importância da comunicação entre a população e a assistência, que busca realizar um serviço de seriedade e comprometimento para o aumento da qualidade de vida dos moradores do Município, e encerrou agradecendo ao Romeu e a Radio Caçula pelo apoio que presta aos populares e aos órgãos municipais.

Fonte: Da redação / Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.