22.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 15 de outubro, 2025

Cooperação de instituições viabiliza transporte e garante transplante

A cooperação entre instituições no transporte de órgãos mais uma vez agiu para salvar uma vida nesta sexta-feira (1º). Dessa vez o trabalho envolveu as secretárias estaduais de Saúde e de Governo, além da Casa Militar e do Hospital do Pênfigo, para atender um paciente de Campo Grande, primeiro na lista de espera para realizar o transplante de fígado.

O órgão a ser transplantado estava em Porto Velho, capital de Rondônia, e foi buscado em uma aeronave Citation II, prefixo PS-EMS, pertencente à frota do Governo de Mato Grosso do Sul, sob a responsabilidade da Casa Militar. O piloto Maurício de Carvalho e o co-piloto Adalberto Rodrigues de Moura também são vinculados ao Governo.

Junto deles uma equipe médica com três integrantes, ambos do Hospital do Pênfigo, participou do transporte. “A saída foi por volta das 6h, conduzindo a equipe médica que obteve sucesso na retirada, acondicionamento e transporte do órgão”, explica o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez. O pouso em Porto Velho aconteceu às 9h.

Já a decolagem da capital rondoniense aconteceu às 13h, com chegada às 16h em Campo Grande. Dali, a equipe médica seguiu para o hospital onde foi dada continuidade ao procedimento de transplante de fígado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Instituto Pedro Arantes pode se tornar de utilidade pública estadual

Projeto apresentado na Assembleia visa fortalecer ações de inclusão social por meio do esporte em Três Lagoas

Mais 190 estudantes são chamados para apresentar documentos do MS Supera

Programa concede bolsa mensal a alunos de baixa renda; envio deve ser feito até 20 de outubro pelo site oficial

Setor de serviços cresce pelo sétimo mês seguido e renova recorde em agosto

Atividade atinge maior nível da série histórica, impulsionada por transportes, turismo e serviços profissionais, segundo o IBGE