38.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de setembro, 2026

Convênio autoriza desativação do “Poço do Palmito”

14/07/2014 – Atualizado em 14/07/2014

No ano de 1964 a Petrobras, de acordo com a Lei nº 2004/53, perfurou o poço para atividade de exploração e produção de petróleo, gás natural e derivados

Por: Da Redação/MC/Assessoria

Na última sexta-feira (11), a prefeita Marcia Moura (PMDB) assinou termo de convênio de transação Extrajudicial, celebrado entre Petrobras e Sanesul o qual trata do abandono definitivo do Poço 2-TL/MS, mais conhecido como Poço do Palmito.

No ano de 1964 a Petrobras, de acordo com a Lei nº 2004/53, perfurou o poço para atividade de exploração e produção de petróleo, gás natural e derivados, porém, não encontrou a presença de hidrocarbonetos, tão logo, o Poço foi diagnosticado seco.

Contudo, o Poço não abandonado pela Petrobras e tendo esta seus direitos ratificados quanto ao uso do mesmo, a Prefeitura passou a utilizá-lo como produtor de água.

Para uso do poço, não mais para produção de Petróleo e sim para captação de água, foi celebrado termo de cessão da área do Poço para utilização e responsabilidade da Sanesul. O termo foi assinado em 31 de julho de 2006.
O convênio assinado na última sexta-feira estabelece, por parte da Petrobras, a desativação da linha adutora, atualmente denominado como poço tubular profundo para captação de água.

Sendo assim, Prefeitura e Sanesul autorizam a Petrobras a entrar na referida área para avaliação das suas condições e seu entorno, obrigando-se a liberar a área, pelo tempo necessário à realização das obras e serviços de abandono. Todo custo para finalidade da desativação será arcado pela Petrobras.
“Isto é um marco muito importante, pois, muitos moradores esperavam esta desativação completa há algum tempo”, pontuou a prefeita.

Segundo o gerente Regional da Sanesul, Álvaro Ricardo Calábria de Araújo, “há mais ou menos 60 dias a água do palmito já não é utilizada, uma vez que a Petrobras finalizou a perfuração de outro poço, localizado no Jardim Violetas, em novembro de 2013”, explica.

A nova linha adutora será utilizada pela Sanesul para abastecimento de água da população, em substituição a água do Palmito, o qual tem vazão de 200 mil litros por hora. A previsão parra arrasamento total do Poço 2-TL/MS (poço do Palmito) é prevista para dezembro de 2014 e as obras devem iniciar dentro de dois meses.

As etapas de desativação são terraplanagem para adequação e colocação de estrutura de base para apoio da sonda, drenagem do poço, descida de equipamentos para verificar a situação no interior do poço e isolamento em dois pontos, a cerca de 1.300 metros de profundidade e mais próximo à superfície.

Durante o ato de assinatura, estiveram presentes, o gerente de segurança meio ambiente e saúde, Marcus Petracca, a geóloga Silmara Campos, o engenheiro de Petróleo, José Júlio Andrade e o engenheiro Agrônomo, Rodrigo César.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Defesa Civil de Três Lagoas na capacitação regional de segurança na faixa do gasoduto Bolívia-Brasil

A Defesa Civil de Três Lagoas participou nesta semana, de uma capacitação regional promovida pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), que reuniu também representantes...

Três Lagoas celebrará a Independência do Brasil com tradicional Desfile Cívico-Militar na Lagoa Maior

A manhã de segunda-feira, 7 de setembro, será marcada pela programação alusiva à Independência do Brasil em Três Lagoas. O tradicional Desfile Cívico-Militar será...

“Oliver Twist” estreia em Três Lagoas com entrada gratuita

Espetáculo do Ato Histórico Cia Teatral será apresentado no dia 18 de setembro, no Anfiteatro Maior da UFMS, com classificação indicativa de 10 anos e acessibilidade em Libras
error: Conteúdo Protegido