38.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de setembro, 2026

Contribuintes podem regularizar dívidas

16/10/2014 – Atualizado em 16/10/2014

Contribuintes ganham oportunidade de regularizar dívidas

Pela Lei 2.853, de 7 de outubro último, qualquer débito vencido até 2013, junto à Prefeitura, pode ser pago à vista ou parcelado, gozando dos descontos e facilidades do Programa Municipal de Recuperação Fiscal

Por: Assessoria

Aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada e publicada pela prefeita Marcia Moura (PMDB), a Lei nº 2.853, de 7 de outubro de 2014, dá o direito a todo o contribuinte da Prefeitura do Município de Três Lagoas, com qualquer tipo de débito, vencido até 31 de dezembro de 2013, de participar do Programa Municipal de Recuperação Fiscal (REFIS).

O prazo do REFIS, estabelecido na referida Lei está correndo desde o dia 13 de outubro de 2014 e vence no dia 31 de janeiro de 2015.

“Segundo consta na referida Lei, independente se a cobrança da dívida está ou não no Fórum, todo contribuinte em débito de IPTU, ISSQN, taxas e outros tributos municipais tem direito a participar das facilidades que o REFIS municipal oferece”, explicou a Assessora Tributária, Natália Figueiredo Carvalho de Freitas.

“É importante não perder essa rara oportunidade de facilidades que a Lei 2.853 oferece ao contribuinte em débito com a Prefeitura de Três Lagoas, para não correr sérios riscos e transtornos de uma Ação de Execução na Justiça, o que tornaria a dívida bem mais cara”, alertou Natália.

A Assessora Tributária informou que o total dos débitos, já inseridos na Dívida Ativa e sujeitos a cobrança no Fórum, por meio de Ação de Execução da Vara da Fazenda Pública, ultrapassa a casa dos R$ 60 milhões.

Atualmente, são mais de sete mil processos judiciais de ações de Execução Fiscal que tramitam no Fórum de Três Lagoas, na Vara da Fazenda Pública.

A partir do momento em que o contribuinte adere ao Programa Municipal do REFIS, toda a ação de execução da dívida é suspensa, informou a Assessora Tributária.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

“A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que o gestor público, para não ser processado e indiciado por improbidade administrativa, explique à Justiça os motivos dessa dívida pública e se tomou ou não as providências cabíveis e legais para a cobrança devida dos débitos”, observou Natália.

“Esse dinheiro da dívida não paga é da população, que precisa de recursos financeiros para mais investimentos em obras, escolas, unidades de saúde, asfalto, drenagem e outros serviços públicos, tão necessários para a melhoria da qualidade de vida da nossa Três Lagoas”, comentou.

O REFIS prevê múltiplas condições, todas favoráveis ao contribuinte em débito e que se disponha a regularizar as dívidas, que podem ser quitadas à vista, com excelentes descontos, ou parcelamento, que pode chegar a 60 meses.

PROCEDIMENTOS

Para agilizar tempo, é importante que o contribuinte em débito esteja atento aos procedimentos necessários para oportunizar as vantagens que o REFIS oferece.

Se o contribuinte estiver com débito e em Ação de Execução Fiscal e Judiciária, deve comparecer na Assessoria Tributária da Prefeitura de Três Lagoas, instalada em prédio da Rua João Silva, número 939, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.

Basta apresentar documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência, para dar início ao processo de adesão ao REFIS. Escolhida a opção de pagamento à vista ou parcelado, ali mesmo serão emitidas as guias ou guia para o pagamento devido.

Por sua vez, todos os contribuintes em débito de qualquer imposto, taxa ou tributo de qualquer natureza, incluindo o IPTU, e que a dívida não esteja ainda sendo executada no Fórum, devem procurar o Departamento de Administração Tributária, no prédio do Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (antiga Prefeitura), no Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.

Fotos Arquivo Assecom

Anexo Lei 2.853, de 7 de outubro de 2014

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Defesa Civil de Três Lagoas na capacitação regional de segurança na faixa do gasoduto Bolívia-Brasil

A Defesa Civil de Três Lagoas participou nesta semana, de uma capacitação regional promovida pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), que reuniu também representantes...

Três Lagoas celebrará a Independência do Brasil com tradicional Desfile Cívico-Militar na Lagoa Maior

A manhã de segunda-feira, 7 de setembro, será marcada pela programação alusiva à Independência do Brasil em Três Lagoas. O tradicional Desfile Cívico-Militar será...

“Oliver Twist” estreia em Três Lagoas com entrada gratuita

Espetáculo do Ato Histórico Cia Teatral será apresentado no dia 18 de setembro, no Anfiteatro Maior da UFMS, com classificação indicativa de 10 anos e acessibilidade em Libras
error: Conteúdo Protegido