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domingo, 28 de abril, 2024

Contorno rodoviário é um grande empreendimento e promete ser de primeiro mundo

27/10/2016 – Atualizado em 27/10/2016

Milton Marinho do Dnit sonha com grande contorno e uma obra com quatro pistas e uma super infraestrutura

Por: Rayani Santa Cruz

O Engenheiro Milton Rocha Marinho, Chefe Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), falou sobre o contorno rodoviário de Três Lagoas no programa “Linha Direta com a Notícia” desta quinta-feira (27).

Sobre o anel rodoviário, Marinho disse que a liberação de emendas está prevista e que o trabalho em relação à obra teve inicio em 2009, quando estudos para o desvio foi ampliado. Ele explicou como está o desenho da obra e o projeto promete deixar a cidade com um novo visual e acessibilidade excelente.

Serão destinados R$ 50 milhões para a construção do anel, mas a obra tem um valor superior ao da emenda aprovada. Mas espera-se que o custo ultrapasse os R$ 100 milhões.

O chefe do Dnit explicou que o custo do contorno só será definido após apresentação do projeto executivo e que os recursos são apresentados e liberados de acordo com o cronograma do empreendimento.

Sobre o projeto

Com o contorno serão desviados os caminhões de carga pesada de viagens de longa distancia, eles não passariam mais pela av. Ranulpho Marques Leal.

Para Marinho é simples, ele explicou que a atual rotatória do bairro Jupiá seria transformada em um complexo, uma praça onde as pessoas poderiam perguntar sobre o turismo da cidade e informações, um lugar bonito onde funcionária postos de fiscalizações.

A ideia é de que ao chegar na “praça”, onde é a rotatória do Jupiá, os carros de passeio decidam se vão entrar na cidade pela avenida Ranulpho Marques Leal, que também será duplicada e terá uma quarta pista, ou se seguem viagem pelo contorno rodoviário.

O engenheiro diz que o complexo ficaria como um portal de entrada da cidade, e as pessoas vindas de São Paulo por exemplo também poderiam escolher as vias, entrando na cidade ou não.

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, garantiu que a construção do contorno rodoviário será prioridade do governo federal, durante visita a cidade.

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Em termos técnicos ele disse que próximo à fábrica Cargill, será feito um complexo elevado de concreto onde existirá a passagem da linha férrea, como o prolongamento da avenida Egidio Thomé, chegando na rodovia BR-158 saída para Brasilândia, seguindo a BR-262 circulando até a nova linha de acesso ao viaduto, saída para Campo Grande. Deste ponto o contorno segue até a BR-158 saída para Selvíria.

Ele explicou que toda essa circular, se denomina integralmente como contorno ligando todas as saídas da cidade e facilitando a vida do motorista e dos viajantes.

Sobre o comércio da Ranulpho Marques Leal, Milton tranquiliza e diz que o município não necessita mais de sobreviver de “trocas de pneus”, por exemplo, e diz que não haverá essa baixa nas vendas, como os comerciantes temem.

Visionário e procurando um bom projeto para o futuro, Marinho explica que a tendência é o crescimento, “todo esse trabalho é em prol do município, para respirar sem acidentes, atendendo ao público, as empresas, os investimentos devido a facilidade de acesso, são projetos de pura necessidade técnica e não política” explicou o engenheiro.

O projeto é imenso e a prioridade é de que seja terminado o mais rápido possível para desafogar as vias do município.



https://youtube.com/watch?v=VyfK82a7cMQ

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