Geral – 06/04/2012 – 08:04
A Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
A Igreja Católica exorta aos fiéis que pratiquem algum sinal de penitência, em respeito pela morte de Cristo. Por isso é tradição entre os católicos a prática do jejum e da abstinência, seja da carne ou qualquer outro ato que se refira a prazer.
Por que a carne? Porque é um alimento do qual, normalmente, todos comem regularmente. Não seria sacrifício abster-se de uma coisa da qual não gosta.
O Cientista da Computação, Rafael Dias, de 24 anos, diz que sua família segue a tradição católica: “Mantemos a tradição, só comemos peixe na Sexta-Feira Santa, pois apesar de minha mãe frequentar a Igreja Evangélica, muitas tradições católicas existem em casa”.
A professora Arleide Fátima, de 52 anos mantém a tradição católica: “Celebramos a morte e a paixão de Jesus Cristo, neste dia estamos em luto, com os ensinamentos da Igreja Católica nos abstemos da carne vermelha, em respeito ao sangue que Jesus derramou por nós.”
Já os evangélicos não realizam esse tipo de tradição, pois entendem que há nada sobre isso na Bíblia. “Os evangélicos não entendem que existe qualquer ordem na Bíblia para esse tipo de abstinência nesse período. Como vegetariano não vou comer carne por esses dias, mas isso por uma questão de opção pessoal mesmo, nada relacionado à alguma doutrina da minha fé. Afirma o Arte-educador, Luis Henrique Pereira de Paula, de 23 anos.
“As igrejas evangélicas celebram a morte e a ressurreição de Cristo, mas não tem alteração de dieta ou coisa do tipo, algumas fazem cantatas e apresentações sobre a paixão de Cristo”, completa Luis Henrique. (fonte
Fonte:


