28.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de dezembro, 2021

Consórcio Brasil Verde deve chegar na Assembleia Legislativa em novembro

Mato Grosso do Sul participou da reunião com outros 16 estados, na noite da última quinta-feira (14) para avançar na criação do Consórcio Interestadual Brasil Verde. A expectativa é que o texto chegue na Assembleia Legislativa até a primeira quinzena de novembro. As casas de leis de cada unidade federativa devem aprovar a participação dos estados ao grupo.

“A iniciativa do Consórcio Brasil Verde nasceu da carta ‘Governadores pelo clima’, encaminhada ao presidente Joe Biden (Estados Unidos). Os governadores começaram a montar estruturas para buscar recursos internacionais e identificaram a necessidade de ter algum tipo de organismo subnacional, no âmbito dos estados, para que pudessem fazer uma política complementar à política nacional, mas que pudesse ser direcionada aos biomas e aos estados”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

O grupo irá reunir todas as unidades federativas do País na busca pelo desenvolvimento sustentável em vista da preservação do meio ambiente. Na reunião de ontem, coordenada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi apresentada a versão final do documento de criação do consórcio, que terá como uma das principais funções o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no Protocolo de Kyoto – acordo ambiental internacional fechado em 1997 para o controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

A primeira coordenação do consórcio ficará sob a responsabilidade do governador capixaba. Entre outros encaminhamentos, o grupo decidiu que serão criadas coordenações de trabalho por bioma, com foco nas políticas públicas ambientais locais.

Informações do site Campo Grande News

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS