O Programa Linha Direta com a Notícia desta quarta (20) vai receber os membros do Conselho Municipal dos Direitos Negros. O programa vai ao ar, das 11h ao meio-dia e, os ouvintes e internautas estão convidados para participar através da TV Web Rádio Caçula, no Facebook ou também pelo telefone e whatsapp (37) 3521-2305.
20/11/2019 08h36
Por: Julia Vasquez
TRÊS LAGOAS (MS) – Neste 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, a programação da Caçula FM 96,9 destaca a participação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos Negros que vão comentar sobre os avanços e retrocessos das políticas públlicas destinadas aos negros no Brasil.
Está confirmada a participação dos seguintes membros do Conselho: Cidolina Silva, Abraão Cândido
Jurandir e Neuzinha Figueiredo.
De acordo com Cidolina Silva, o Conselho Municipal dos Direirtos Negros foi criado em 2015 e, atualmente está na segunda formação e terá uma nova gestão por dois anos.
Neste fórum temas como racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana para a construção de políticas públicas são tratados.
20 de NOVEMBRO
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como registro incluído no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em aproximadamente mil cidades em todo o País.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana. (Fonte: enciclopedia livre e Ministério do Justiça).

