17.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de julho, 2025

Confira nove dicas para não passar mal na malhação durante o Verão

Início da estação com dias mais longos, para muitas pessoas, marca o começo de muitos projetos voltados à atividade física.

CORREIO DO ESTADO – Com dias mais longos, o verão provoca em muitas pessoas uma vontade de praticar exercícios, que podem gerar sintomas desagradáveis devido ao excesso de calor desta época do ano, por isso é preciso estar atento para não sobrecarregar o corpo. 

Sendo que a temperatura normal da pele varia entre 34 e 36º C, qualquer aumento de até 2 ºC pode gerar desconforto com o corpo produzindo mais calor durante os exercícios. 

Conforme profissionais especializados em rendimento, somente esse chamado “estresse térmico” diminui em até 25% a capacidade do seu corpo de gerar esforço. 

Danielly Amado Pedro, profissional de educação física da Unimed Campo Grande, explica que vários fatores podem estar associados à esse mal-estar, podendo citar: alimentação inadequada antes dos exercícios ou até a prática em horários não muito indicados, nesses dias mais quentes. 

Quando falamos em exercício físico e calor excessivo, temperaturas muito altas e tempo seco, tudo isso junto pode acarretar em sintomas relacionados à elevação da temperatura corporal além do normal, podendo causar cãibras, sudorese intensa, desidratação e até desmaios, e, em casos mais graves, hipertermia, insolação, exaustão e desidratação“, revela a profissional

Dicas para não passar mal
  • Escolha horários menos quente: até às 10 horas da manhã e após às 16h da tarde. 
  • Não exagere! Procure exercitar-se por até 45 minutos, 4x na semana. 
  • Hidrate-se antes e depois de exercitar-se. 
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. 
  • Use roupas leves, que permitam a circulação livre do ar.  
  • Proteja o rosto com boné, chapéu, filtro solar e óculos de sol. 
  • Diminua a intensidade dos treinos e faça pausas mais longas em dias muito quentes. 
  • Busque orientação médica se você for iniciar qualquer tipo de exercício físico. 
  • Respeite seu corpo. Se estiver muito cansado ou com calor demais, deixe a atividade para o dia seguinte. 

“No mais, é se movimentar, sair do sedentarismo e praticar a atividade física que mais se identifique, adotando, com isso, um estilo de vida mais ativo e saudável e sempre respeitando os limites do seu corpo”, finaliza Danielly.  

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado de veículos em MS cresce no 1º semestre de 2025 com alta nas vendas de usados e novos

O mercado automotivo de Mato Grosso do Sul registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Detran-MS, o Estado contabilizou 227.293...

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...