17 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Confira algumas sugestões para fazer um espaço zen em casa

06/04/2014 – Atualizado em 06/04/2014

Por: Terra

Todo mundo precisa recarregar as baterias de vez em quando. Viajar ou passear são ótimas pedidas, mas o relaxamento pode ser feito em casa mesmo. Tem gente que gosta de desestressar balançando na rede ou na cadeira da vovó, outros preferem um banho de hidromassagem, há quem prefira sentar ou deitar no chão para meditar ou rezar e até quem se esconda em qualquer canto com um livro em mãos.

Qualquer uma dessas escolhas caseiras fica melhor com iluminação adequada, que deixa o ambiente aconchegante, frisa a arquiteta Sabrina Baukelmann, de São Paulo. “Pode ser usada uma iluminação mais baixa, uma moldura com iluminação indireta ou ainda um forro de tecido, como se fosse uma tenda para criar um efeito com a luz.” Neste último caso, para que não haja perigo de incêndio, o melhor é usar lâmpadas frias amarelas, que dão uma sensação de acolhimento sem esquentar os tecidos.

O restante da decoração também deve privilegiar o conforto. Um canto de meditação e ioga, por exemplo, pede o mínimo de móveis e um tapete ou futon para servir de apoio durante os exercícios. Um canto de leitura exige uma poltrona firme e confortável ou uma rede. Muitas vezes são usadas velas e aromatizantes para dar um tom mais intimista e relaxante ao ambiente.

As cores são importantes. Sabrina dá preferência ao azul, uma cor relaxante, ou ao laranja puxando para o marrom. “Nada que seja muito forte”, resume. É primordial que a área de relaxamento seja a mais isolada possível. Por isso, a arquiteta recomenda que não fique localizada em uma área de passagem. Pode ser fora da casa, à beira da piscina, no ofurô ou na varanda.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”