27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Condenados bancam reformas de prédios públicos

19/01/2014 – Atualizado em 19/01/2014

Por: Correio do Estado

Uma espécie de dízimo tirado dos salários dos 800 detentos que cumprem pena e trabalham em Campo Grande tem garantido a reforma de prédios públicos, como escolas, hospitais e de entidades assistenciais, uma delas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A informação é do jornal Correio do Estado.

Conforme a reportagem, pela regra imposta, respaldada pela Lei de Execução Penal, 10% do arrecadado com a remuneração dos presos em regime aberto ou semiaberto, bancam os materiais de construção para depois serem usados nas obras. Isto é, os detidos compram tijolo, cimento e tintas e executam o trabalho.

Cotas dos salários dos presos são aplicadas nas obras desde o ano passado, quando criou-se na cidade o projeto “Calçamento Social”, pensado pelo juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto, junto com a Agência Estadual do Sistema Penitenciário a Secretaria do Estado de Educação. Nesta semana, foi lançado o projeto “Pintando Educação com Liberdade”.

A ideia é um meio de “garantir emprego, além de ser uma oportunidade para que ele faça algo em prol da sociedade e, com isso, mostra-se que é possível a reinserção social, em especial por meio de um trabalho digno” afirmou o magistrado.

Aqui em Campo Grande, 60 empresas contratam a mão-de-obra de condenados que cumprem pena em regime aberto e semiaberto. Segundo o juiz, 10% do que arrecadam com os salários, são destinados ao custeio das obras. A matéria é assinada por Celso Bejarano e Beatriz Longhini.

Foto: Gerson Walber / Correio do EstadoPreso trabalha na reforma de escola estadual do conjunto Coophavila, orçada em R$ 64 mil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.

Colisão entre carretas deixa motorista ferido e complica o trânsito na MS 112 entre Três Lagoas e Inocência

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira, 12, e deixou um condutor preso às ferragens, onde rodovia ficou parcialmente interditada por várias horas.