15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

Competidores do Rally dos Sertões montam acampamento no parque de exposições de Três Lagoas

06/08/2015 – Atualizado em 06/08/2015

Por: Assessoria de Imprensa

Após concluir a quarta etapa da 23º edição do Rally dos Sertões, que começou no dia 1 de agosto, os 183 participantes e toda a equipe do apoio montaram acampamento no parque de exposições “Joaquim Marques de Souza”, em Três Lagoas, e deixaram o recinto hoje, 06 de agosto.

A cidade fez parte do roteiro que partiu de Goiânia (GO) e irá terminar em Foz do Iguaçu (PR) no sábado (08). Pela primeira vez no Mato Grosso do Sul, o percurso total de 2.875,79 km também inclui as cidades de Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR).

De acordo com Marco Garcia, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, é “uma honra receber esse evento aqui na nossa casa. Esse é um recinto que realizamos várias festas durante o ano, e o Rally dos Sertões trouxe para cá uma responsabilidade maior. Isso faz muito bem para a população e ajuda as pessoas a entenderem a dimensão desse evento e o quanto isso é importante para a nossa cidade”, afirma.

O primeiro a concluir o trajeto na categoria Motos foi Ramon Sacilotti, ficando na primeira colocação entre os competidores da prova. O representante da Kawazaki é natural de São José dos Campos (SP), e participa pela 9ª vez do Rally dos Sertões, disputando a liderança da classificação geral com o penta campeão Jean Azevedo, da equipe Honda Mobil.

Para Sacilotti, a principal diferença de competir com um veículo de duas rodas, é o fato de estar sozinho o tempo todo. “Eu preciso navegar e pilotar ao mesmo tempo, enquanto no carro e UTV tem o navegador falando pra onde ir”, conta.

O líder Jean Azevedo aproveitou para falar um pouco sobre a rivalidade entre as equipes. “São várias marcas envolvidas buscando o título. Com certeza todos querem chegar à vitória, e nós como time Honda, estamos aqui para isso também. Somos em quatro pilotos. Eu venho na liderança desde o primeiro dia, e agora tem mais três dias pela frente. A maratona é uma etapa importante da prova, e nós estamos trabalhando para conquistar o objetivo que é chegar em Foz do Iguaçu na liderança”, afirma.

Na disputa pelo hexa, ele já participou de 21 campeonatos do Rally dos Sertões e conta que a chave para se conquistar resultados é o trabalho em equipe. “Nós da equipe Honda somos muito entrosados, um sempre ajuda o outro. Com certeza isso vai fazer diferença na etapa maratona, todos estão focados para ter o titulo”, expressa.

Nos quadriciclos, a vitória ficou por conta do principal candidato ao título, Marcelo Medeiros. O maranhense é líder da categoria no campeonato e leva grande vantagem na frente do 2º colocado, Pedro Costa.

A família Varela teve muito a comemorar nessa quarta etapa após conquistar um feito importante na história. Pai e filho venceram, em categorias diferentes. Conhecida como “Família da Poeira”, a equipe Divino Fogão ganhou uma grande vantagem no campeonato com a vitória do líder Reinaldo Varela na categoria Carros, além do caçula Bruno Varela, que alcançou o primeiro lugar na prova de UTV.

“A quarta etapa é muito rápida, muito salto, com piso que varia para areia e uns cascalhos. Tivemos um trechinho de Trial, mas muito rápido. Com muito salto mesmo, parecia um canguru, a gente fica mais em cima do que embaixo, mas é um trecho muito prazeroso, com bastante curva na areia, um trecho legal pra nossa UTV fazer”, conta o jovem que faz dupla com Mayckon Padilha.

Os irmãos de Bruno, Rodrigo e Gabriel Varela, também estão na competição a bordo de UTVs. Com apenas 19 anos, ele revela que o incentivo veio desde pequeno. “Meu pai corre há 33 anos e nós acompanhamos o tempo inteiro. Está no sangue, todo mundo correndo e disputando por boas colocações”, explica.

Segundo Reinaldo, é “uma satisfação muito grande fazer com que seus filhos gostem daquilo que você gosta. Esse é meu 18º Rally dos Sertões, minha 347ª corrida, e pela primeira vez os meus três filhos então competindo junto comigo. É um fato inédito nos sertões pai e filho ganhar numa especial”, expõe.

Nas próximas etapas, ele que corre ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, explica que é preciso tomar bastante cuidado para não danificar o veículo e que a equipe de apoio é fundamental para alcançar os resultados. “Nós temos 20 pessoas na nossa equipe que trabalharam a noite toda para deixar os carros bem revisados, trocando todas as peças, porque como não vamos pode mexer na maratona, o carro tem que estar inteirinho”, esclarece.

No final da tarde, os competidores se reuniram para o briefing na Casa do Criador, onde foi repassado todas as informações para a próxima etapa com destino ao Estado de São Paulo.

Além dos diretores do evento, também estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato Rural, Marco Garcia, a prefeita Marcia Moura, e Walter Dias, secretário municipal de esportes. “É uma alegria recebê-los na nossa cidade, eu não imaginava a potência, o tamanho e a valorização que de fato vocês têm. Nós estamos no centenário do município e nesse momento eu só tenho a agradecer vocês pela festa que estão nos dando.

Três Lagoas está feliz em recepcioná-los, gostaria que vocês viessem novamente no ano que vem e nos próximos, cada ano nós iremos melhorar, corrigir nossas falhas. Contem conosco, pois a nossa vontade é dar a vocês uma cidade que os abracem cada vez mais”, discursou Moura.

“Nós vamos tentar melhorar cada dia mais, porque queremos trazer vocês outras vezes para cá e atendê-los da melhor forma possível”, garante Marco Garcia.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frigoríficos de MS suspendem exportações de carne para os EUA após anúncio de tarifas por Trump

Frigoríficos de Mato Grosso do Sul habilitados para exportação aos Estados Unidos suspenderam temporariamente a produção de carne destinada ao país norte-americano. A decisão...

Rodada de Negócios impulsiona empreendedorismo e projeta novo ciclo econômico em Bataguassu

Evento reuniu empresários, lideranças e autoridades locais para fortalecer parcerias e fomentar investimentos diante da chegada de grande indústria de celulose A cidade de Bataguassu...

Mato Grosso do Sul é o segundo estado que mais avançou em alfabetização no País, aponta Ministério da Educação

Indicador estava em 47,4% em 2023 e saltou para 55,8% em 2024; resultado ficou três pontos percentuais acima da meta estipulada para o período