06/08/2015 – Atualizado em 06/08/2015
Por: Assessoria de Imprensa
Após concluir a quarta etapa da 23º edição do Rally dos Sertões, que começou no dia 1 de agosto, os 183 participantes e toda a equipe do apoio montaram acampamento no parque de exposições “Joaquim Marques de Souza”, em Três Lagoas, e deixaram o recinto hoje, 06 de agosto.
A cidade fez parte do roteiro que partiu de Goiânia (GO) e irá terminar em Foz do Iguaçu (PR) no sábado (08). Pela primeira vez no Mato Grosso do Sul, o percurso total de 2.875,79 km também inclui as cidades de Rio Verde (GO), Itumbiara (GO), São Simão (GO), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR).
De acordo com Marco Garcia, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, é “uma honra receber esse evento aqui na nossa casa. Esse é um recinto que realizamos várias festas durante o ano, e o Rally dos Sertões trouxe para cá uma responsabilidade maior. Isso faz muito bem para a população e ajuda as pessoas a entenderem a dimensão desse evento e o quanto isso é importante para a nossa cidade”, afirma.
O primeiro a concluir o trajeto na categoria Motos foi Ramon Sacilotti, ficando na primeira colocação entre os competidores da prova. O representante da Kawazaki é natural de São José dos Campos (SP), e participa pela 9ª vez do Rally dos Sertões, disputando a liderança da classificação geral com o penta campeão Jean Azevedo, da equipe Honda Mobil.
Para Sacilotti, a principal diferença de competir com um veículo de duas rodas, é o fato de estar sozinho o tempo todo. “Eu preciso navegar e pilotar ao mesmo tempo, enquanto no carro e UTV tem o navegador falando pra onde ir”, conta.
O líder Jean Azevedo aproveitou para falar um pouco sobre a rivalidade entre as equipes. “São várias marcas envolvidas buscando o título. Com certeza todos querem chegar à vitória, e nós como time Honda, estamos aqui para isso também. Somos em quatro pilotos. Eu venho na liderança desde o primeiro dia, e agora tem mais três dias pela frente. A maratona é uma etapa importante da prova, e nós estamos trabalhando para conquistar o objetivo que é chegar em Foz do Iguaçu na liderança”, afirma.
Na disputa pelo hexa, ele já participou de 21 campeonatos do Rally dos Sertões e conta que a chave para se conquistar resultados é o trabalho em equipe. “Nós da equipe Honda somos muito entrosados, um sempre ajuda o outro. Com certeza isso vai fazer diferença na etapa maratona, todos estão focados para ter o titulo”, expressa.
Nos quadriciclos, a vitória ficou por conta do principal candidato ao título, Marcelo Medeiros. O maranhense é líder da categoria no campeonato e leva grande vantagem na frente do 2º colocado, Pedro Costa.
A família Varela teve muito a comemorar nessa quarta etapa após conquistar um feito importante na história. Pai e filho venceram, em categorias diferentes. Conhecida como “Família da Poeira”, a equipe Divino Fogão ganhou uma grande vantagem no campeonato com a vitória do líder Reinaldo Varela na categoria Carros, além do caçula Bruno Varela, que alcançou o primeiro lugar na prova de UTV.
“A quarta etapa é muito rápida, muito salto, com piso que varia para areia e uns cascalhos. Tivemos um trechinho de Trial, mas muito rápido. Com muito salto mesmo, parecia um canguru, a gente fica mais em cima do que embaixo, mas é um trecho muito prazeroso, com bastante curva na areia, um trecho legal pra nossa UTV fazer”, conta o jovem que faz dupla com Mayckon Padilha.
Os irmãos de Bruno, Rodrigo e Gabriel Varela, também estão na competição a bordo de UTVs. Com apenas 19 anos, ele revela que o incentivo veio desde pequeno. “Meu pai corre há 33 anos e nós acompanhamos o tempo inteiro. Está no sangue, todo mundo correndo e disputando por boas colocações”, explica.
Segundo Reinaldo, é “uma satisfação muito grande fazer com que seus filhos gostem daquilo que você gosta. Esse é meu 18º Rally dos Sertões, minha 347ª corrida, e pela primeira vez os meus três filhos então competindo junto comigo. É um fato inédito nos sertões pai e filho ganhar numa especial”, expõe.
Nas próximas etapas, ele que corre ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, explica que é preciso tomar bastante cuidado para não danificar o veículo e que a equipe de apoio é fundamental para alcançar os resultados. “Nós temos 20 pessoas na nossa equipe que trabalharam a noite toda para deixar os carros bem revisados, trocando todas as peças, porque como não vamos pode mexer na maratona, o carro tem que estar inteirinho”, esclarece.
No final da tarde, os competidores se reuniram para o briefing na Casa do Criador, onde foi repassado todas as informações para a próxima etapa com destino ao Estado de São Paulo.
Além dos diretores do evento, também estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato Rural, Marco Garcia, a prefeita Marcia Moura, e Walter Dias, secretário municipal de esportes. “É uma alegria recebê-los na nossa cidade, eu não imaginava a potência, o tamanho e a valorização que de fato vocês têm. Nós estamos no centenário do município e nesse momento eu só tenho a agradecer vocês pela festa que estão nos dando.
Três Lagoas está feliz em recepcioná-los, gostaria que vocês viessem novamente no ano que vem e nos próximos, cada ano nós iremos melhorar, corrigir nossas falhas. Contem conosco, pois a nossa vontade é dar a vocês uma cidade que os abracem cada vez mais”, discursou Moura.
“Nós vamos tentar melhorar cada dia mais, porque queremos trazer vocês outras vezes para cá e atendê-los da melhor forma possível”, garante Marco Garcia.

-
Content section component
-
-