27.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 8 de dezembro, 2025

Como requerer correção do benefício por invalidez

Geral – 06/04/2012 – 09:04

Enquanto aguardam a decisão do INSS de recorrer ou não da liminar que exige a correção automática de auxílio-doença, aposentadorias por invalidez e pensões equivalentes, os 600 mil segurados que têm direito às correções podem pedir a atualização administrativa nos postos da Previdência. Isso porque, desde abril de 2010, por meio da Circular Conjunta 21, os servidores das agências foram orientados sobre a fórmula correta de calcular os benefícios. 

Para pedir a revisão administrativa, basta que o segurado agende pela Central 135 pedido de atendimento de revisão de benefícios e no dia marcado dê entrada no recurso no posto. Assessor jurídico da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Rio (Faaperj), João Gilberto Pontes orienta que é preciso fazer uma petição protocolada, isto é, uma carta de próprio punho explicando os fatos e pedindo a revisão.

LIMINAR DEVE SER ANEXADA

É importante mencionar a liminar da Justiça de São Paulo e o número do processo. Depois, basta protocolar o pedido na agência do INSS e encaminhar à superintendência do instituto.

“Apesar de questionar administrativamente a revisão, não é necessário esperar pelo recurso na agência. O segurado tem o direito de procurar a Justiça”, explica o advogado.

Segundo o Ministério Público Federal, entre 27 de outubro de 2011 e 10 de fevereiro de 2012 foram distribuídos 1.295 processos com pedidos de correções contra o INSS apenas no Juizado Especial Federal de São Paulo. No total, já foram ajuizadas 6.650 ações, de acordo com o procurador federal Jefferson Dias.

PASSO A PASSO –

ORIENTAÇÃO

Antes de se dirigir ao posto do INSS, é importante que o segurado ateste se realmente houve erro no cálculo dos benefícios. Para tanto, é possível consultar, gratuitamente, as assessorias jurídicas do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical e da Federação dos Aposentados (Faaperj).

ENDEREÇOS

Faaperj — Rua do Riachuelo 373 A, Centro. Tel.: 2507-2455. De segunda a sexta-feira , das 10h às 14h; Sindicato dos Aposentados — Rua Coronel Gomes Machado 122, Centro de Niterói. Tel.: 2620-0161. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

ATENDIMENTO

Para pedir a atualização administrativa, o segurado deve agendar pela Central 135 pedido de atendimento de revisão de benefício. No dia marcado, ele precisará fazer uma carta de próprio punho explicando os fatos e pedindo a revisão do ganho com base na liminar da Justiça de São Paulo. Depois, basta protocolar o pedido na agência e encaminhar à Superintendência do INSS.

SENTENÇA

Acesse http://appsodia.ig.com.br/portal/economia/fotos/12/06_liminar.pdf   para ver a decisão da juíza federal Katia Hermínia Martins Lazarano Roncada, da 2ª Vara Federal Previdenciária de São Paulo. Ela poderá ser anexada ao pedido de revisão do benefício.

LIMINAR

O INSS ainda não foi intimado da decisão da Justiça Federal. Após ser comunicado, o instituto terá quatro dias para recorrer. De acordo com a sentença, o INSS terá o prazo máximo de 90 dias para efetuar as atualizações dos benefícios dos segurados, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Fonte: O dia online

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Parlamento Jovem realiza hoje sua última sessão de 2025

Encontro ocorre às 18h30 no plenário da Câmara com encerramento oficial do programa em 17 de dezembro A Câmara de Vereadores de Três Lagoas...

Prefeitura inicia entrega de 4.526 cestas natalinas para famílias acompanhadas pelos CRAS

Distribuição será realizada de 15 a 19 de dezembro e beneficia unidades urbanas, distrito e área rural A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Carreta da Mulher realiza mais de 200 atendimentos em seis dias e ampliará oferta de exames em Três Lagoas

Unidade móvel começa nova etapa nesta semana com ultrassonografias e aumento na capacidade de atendimento A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o primeiro balanço de...