31.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 7 de agosto, 2025

Como funciona o acompanhamento de partos no Brasil?

Saúde – 13/04/2013 – 18:04

Como funciona o acompanhamento de partos no Brasil?

A jornalista Ana Carolina Franzon dedicou sua pesquisa de mestrado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo para entender como funciona o acompanhamento de gestantes durante o parto no Brasil. O estudo realizado por ela integra uma pesquisa mais ampla do Departamento de Saúde Materno Infantil da FSP, que tem por objetivo estabelecer parâmetros para que seja possível avaliar a qualidade do atendimento oferecido às gestantes no país.

Apesar de ser um direito garantido pela lei federal 11.108, de 2005, a estudante escutou pais e acompanhantes e descobriu que existe uma série de restrições impostas pelos planos de saúde e problemas de acolhimento que dificultam o acompanhamento das mulheres nos hospitais. Um reflexo disso é que atualmente apenas 36% dos partos são acompanhados no Sistema Único de Saúde (SUS), um número considerado muito baixo.

O que se nota é que os hospitais da rede única de saúde não permitem a presença de acompanhantes à noite ou durante a internação, por exemplo. Em outros casos, existem hospitais privados que liberam a presença do pai somente no momento do nascimento da criança e por um curto período.

Entre os pais que fizeram questão de estar presente durante o nascimento de seus filhos, foi preciso driblar os planos de saúde: “Todos os 17 pais que tinham plano de saúde tiveram de recorrer a alguma manobra para poderem estar no parto, em especial o pagamento de taxas extras. Somente nos casos de partos em hospitais particulares, não custeados por planos de saúde, e domiciliares os pais puderam ficar e exercer planamente o direito de acompanhar as esposas”, comenta a jornalista.

Por outro lado, a participação do pai no processo de gestação é valorizada em meios alternativos que defendem o parto natural. “No caso dos partos sem intervenção médica, são realizadas reuniões e palestras de preparação específica para os pais, o que não acontece nos partos normais ou cesarianas realizados em hospitais”, explica Franzon.

Os resultados da pesquisa

Crédito: Shutterstock

Partindo dos depoimentos coletados pela jornalista, a pesquisa ressalta a importância do acompanhamento do parto como uma forma de aumentar o vínculo afetivo entre os homens e seus filhos. Nesse sentido, Ana Carolina Franzon realizou uma análise qualitativa a partir da experiência de pais que acompanharam o parto de suas esposas e revelaram suas impressões acerca da gravidez, do parto, da assistência obstétrica e da vida depois de receber o bebê.

“Ao todo foram entrevistados 23 pais, verificando como se preparam para o parto e os efeitos dessa preparação no desfecho da gravidez. A maioria esteve presente às consultas e exames realizados pela mulher antes do parto. Alguns deles também participaram com as esposas em cursos de maternidades e grupos extra-hospitalares de preparação para o parto”, explica a jornalista.

Segundo os resultados encontrados pela jornalista, os pais consideraram satisfatória sua participação durante o pré-natal. Além disso, alguns pais demonstraram um desejo natural de participar do processo e estabelecer um compromisso com sua companheira e seus filhos, sempre com um efeito muito positivo.

“O acompanhamento da mulher durante a internação é visto como um fator de proteção, e traz benefícios subjetivos, pois assistir o nascimento dos filhos é considerado o momento em que a paternidade se concretiza efetivamente”, finaliza Franzon.

Fonte: Toda Ela

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dentista de Três Lagoas celebra conquista histórica

Maria Fernanda Martins Ortiz Posso será a primeira mulher sul-mato-grossense na Academia Brasileira de Odontologia e compartilha trajetória em entrevista ao Jornal da Manhã

Homem é preso em flagrante após ameaçar matar esposa e sogra em Água Clara

Sogra procurou a polícia com áudios de WhatsApp em que o suspeito dizia que ‘daria um tiro’ na companheira, onde prisão ocorreu durante operação

Delegada ministra palestra sobre violência doméstica a colaboradores da Suzano em Três Lagoas

Ação de conscientização, realizada no "Agosto Lilás" destaca tipos de violência, canais de denúncia e o papel da sociedade no enfrentamento ao problema