26.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de setembro, 2025

Comissão vistoria presídio de Corumbá na segunda

24/01/2014 – Atualizado em 24/01/2014

Por: Assessoria

A Comissão Temporária do Sistema Carcerário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) visita, na próxima segunda-feira (27), as unidades prisionais de Corumbá. O grupo de advogados já realizou vistorias na Capital e nas cidades de Três Lagoas e Coxim.

As visitas foram motivas pelo Conselho Federal da OAB após os episódios de violência e morte nos presídio de Pedrinhas, no Maranhão, como medida preventiva para evitar novas rebeliões. “Já sabíamos da situação que iriamos encontrar, pois os próprios dados nos mostravam a realidade”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. Em todo o Estado, são 12.400 presos em uma capacidade de lotação de 6.446, o que representa um déficit de 5.954 vagas.

“Desde 2010 a OAB/MS vem alertando sobre esse quadro. Agora cansamos de esperar e vamos cobrar de forma mais eficaz. Contamos com o apoio do Conselho Federal e vamos até os organismos internacionais, se for preciso”, diz o vice-presidente da Comissão da OAB/MS, Luiz Carlos Saldanha Junior, que é membro da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário.

Em Corumbá serão visitados o Estabelecimento Penal de Corumbá, o Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano” e o Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência ao Albergado de Corumbá. Na terça-feira (28) o grupo segue para Dois Irmãos do Buriti. Na mesma semana serão visitados as unidades de Dourados, Naviraí e Ponta Porã.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chikungunya segue como desafio de saúde pública no Brasil após uma década dos primeiros casos

Especialistas alertam para a expansão do vírus, dificuldades no combate ao mosquito e incertezas sobre nova vacina aprovada no país

Poder de compra da merenda escolar encolhe 8,8% desde último reajuste

Sem novos aumentos desde 2023, valor repassado por aluno na rede pública chega a apenas R$ 0,50 por dia para maioria dos estudantes

Deputados de MS dividem votos sobre PEC da Blindagem

Proposta enfrenta resistência no Senado após gerar desgaste político; parlamentares tentam justificar votos