15.5 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Comissão vai acionar MP para investigar ataques contra indígenas

A informação foi divulgada na sexta-feira (3) pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES)

05/01/2020 08h21
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Os ataques a comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul registrados na última semana poderão ser investigados pelo Ministério Público. A informação sobre o pedido para investigação foi divulgada na sexta-feira (3), pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Na madrugada de quarta-feira (1°), a comunidade indígena Laranjeira Nhanderu, da etnia Kaiowá, localizada no município de Rio Brilhante teve a casa de reza que está sendo construída incendiada. De acordo com os indígenas, dois pistoleiros entraram nas casas de algumas famílias, fazendo ameaças e agressões. Nesta sexta-feira (3), confronto com troca de tiros deixou um segurança e pelo menos dois indígenas feridos em Dourados, no sul do estado.

“Essas agressões estão se tornado corriqueiras”, declarou o senador. Para ele, a divulgação de notícias com essa temática precisam ser ampliadas. “Se não houver mais cobertura, não teremos como impedir violência e mortes”, completou.

A representação junto ao Ministério Público será feita imediatamente. Já as medidas no Senado estão sendo redigidas e serão apresentadas na volta dos trabalhos parlamentares, em fevereiro.

A comissão vai enviar requerimentos com pedido de informações sobre ações tomadas pelo Ministério da Justiça, pela Funai (Fundação Nacional do Índio), pelo governo de Mato Grosso do Sul e pelas prefeituras das cidades onde os atos de violência contra indígenas foram registrados.

Além disso, uma comissão externa poderá ser criada para visitar as comunidades indígenas sob ameaça e elaborar um documento a ser enviado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e à Organização das Nações Unidas (ONU).

Informações do site Campo Grande News

Casa de Reza foi incendiada em Rio Brilhante (Foto: Reprodução/Facebook)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano abre vagas para operações em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo

Processos seletivos são gratuitos e abertos a todos os perfis; inscrições vão até 21 de agosto A Suzano, referência na produção de celulose e papel...

Câmera flagra momento em que carro fecha moto e provoca queda em rua da Vila Haro

Motociclista foi surpreendido por Fiat Pálio ao cruzar via preferencial no bairro Vila Haro, onde vítima sofreu escoriações e veículo ficou danificado

Alimentação do IFMS de Três Lagoas vai custar R$ 780,2 mil

IFMS fechou dois contratos referentes a fornecimento de alimentos O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Três Lagoas divulgou os novos contratos...