Geral – 25/04/2012 – 15:04
A Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS anunciou que vai acompanhar os casos de negligência ocorridos no HU/UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados). A suspeita é de que pelo menos dois procedimentos de parto foram realizados de forma inadequada, sendo que um deles acabou com a morte da criança.
De acordo com a advogada Kelly Cristiny de Lima Garcia, presidente da Comissão, os casos devem ser investigados corretamente e, caso necessário, deve-se instaurar um inquérito civil. “Vamos analisar, para ver de quem é a responsabilidade, do médico ou do hospital, porque são procedimentos diferentes de serem realizados”, comentou a presidente.
Ainda segundo Kelly, a Comissão de Direitos Humanos vai cobrar providências dos órgãos competentes, sejam quais forem. “Vamos enviar um ofício ao Ministério Público Federal, esses casos devem ser investigados”, garantiu a advogada.
A suspeita é de os dois partos tenham sido realizados de maneira incorreta. Em um deles, a mulher foi submetida ao procedimento com 41 semanas de gestação, cinco a mais que o normal, o que resultou no falecimento da criança logo após o parto. Também no HU/UFGD, outra mulher teria sido levada com pressão alta a fazer o parto normal, o que não poderia ser realizado; a equipe médica teria mudado para a cesariana no meio do procedimento, o que quase acarretou a morte de outro bebê.
Valdecir Ferreira Sobrinho, pai da criança que morreu no parto, procurou o MPF para denunciar a morte do filho. O órgão pediu que a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa investigue os casos.
Fonte: Dourados Agora