31.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 26 de novembro, 2025

Comissão da OAB/MS debate inclusão de escritórios no Simples Nacional

Geral – 26/04/2013 – 09:04

Entre os assuntos discutidos na reunião nessa semana da Comissão dos Advogados Tributaristas (Catri) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), está a proposta de inclusão dos escritórios de advocacia no sistema do Simples Nacional para recolhimento de tributos.  Conforme explica o vice-presidente da Catri, Fernando Camy, uma das maiores dificuldades para os novos profissionais ao abrir sua empresa é relativa aos impostos, e com isso a aprovação do projeto traria benefícios a toda classe advocatícia.

O Conselho Federal quer a inserção da advocacia entre os beneficiados com a simplificação de tributos prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 467/08, que altera a Lei Complementar nº 123/06 para acrescentar outras atividades de prestação de serviços às já passíveis de opção pelo Simples Nacional. A proposta já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e na Comissão de Educação. Atualmente, encontra-se na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado. 

A aprovação, conforme Camy, diminuiria a informalidade, com geração de empregos e redução de sonegação. “A Comissão da OAB/MS espera que a proposta seja aprovada e sancionada. Os custos e a carga tributária são altos para o profissional que pretende abrir seu escritório e isso dificulta muito para quem está iniciando”, acrescenta. 

Advogado individual

A criação da figura do advogado individual, com equiparação à sociedade de advogados, para efeitos tributários, está prevista no projeto de lei 4318/12, de autoria do deputado federal Aelton Freitas (PR-MG), em tramitação na Câmara. Conforme divulgado pelo Conselho Federal, a Ordem defende a aprovação da proposta para diminuir as dificuldades enfrentadas pelos advogados que exercem a atividade individualmente, no que diz respeito à desigualdade na tributação em relação às sociedades de advogados. De acordo com dados da OAB Nacional, informados na audiência com o Ministério da Fazenda neste mês, atualmente, do total de 757 mil advogados, apenas 20 mil constituem pessoa jurídica. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Enxame ataca pai e filho em Arapuá e morador desmaia após múltiplas picadas

Samu agiu rapidamente e vítimas receberam alta após ataque de abelhas Uruçu-Amarela.

Anvisa assina termo de compromisso para a vacina da dengue do Butantan

Acordo vai ser assinado nesta quarta-feira (26) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assina nesta quarta-feira (26) com o Instituto Butantan um Termo de...

PROCON-TL promove ação de orientação aos consumidores durante a Black Friday

Van Itinerante oferecerá atendimentos e esclarecimentos na Praça Ramez Tebet O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-TL), da Prefeitura de Três Lagoas,...