27.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Comissão aprova meia-entrada para pessoas com doenças graves

Projeto garante desconto em eventos culturais e esportivos e segue para análise do Senado

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que assegura o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos para pessoas com doenças crônicas, raras ou graves. A proposta também prevê a extensão do benefício a um acompanhante, quando houver necessidade comprovada.

A definição das doenças contempladas segue os critérios estabelecidos pela Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social. A matéria foi aprovada em caráter conclusivo e, por isso, será encaminhada ao Senado, a menos que haja recurso para apreciação pelo Plenário da Câmara.

O texto aprovado é um substitutivo elaborado na Comissão de Cultura e reúne o Projeto de Lei 5165 de 2016, de autoria do deputado Paulo Azi, com outra proposta que tramitava de forma conjunta. Na Comissão de Constituição e Justiça, a relatoria ficou a cargo da deputada Laura Carneiro, que recomendou a aprovação após ajustes de técnica legislativa e adequação constitucional.

Segundo a relatora, a medida não fere a Constituição e representa um avanço no acesso à cultura e ao esporte, áreas nas quais a União possui competência legislativa. Para Laura Carneiro, a iniciativa contribui para a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que convivem com doenças graves, especialmente crianças e jovens.

O projeto altera a Lei da Meia-Entrada e, se aprovado pelo Senado, passará a garantir o benefício em todo o território nacional.

com informações agência Câmara de noticias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende suspeito após furtar fios de condomínio no Jardim Carioca

Suspeito tentou fugir ao ser abordado, foi encontrado com faca e levado à DEPAC com o material furtado recuperado

“Querem nos afastar para que a gente não vote na derrubada do veto da dosimetria”, afirma Pollon

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da Caminhada pela Liberdade, neste domingo (01), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra os abusos aos...

Observatório do Emprego aponta crescimento do mercado de trabalho em Três Lagoas no ano de 2025

Levantamento da SEDECTI revela saldo positivo de 1.272 vagas formais e destaca o setor de serviços como principal gerador de empregos no município A Prefeitura...