22.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

Comerciantes assinam Termo de Permissão Qualificada para ficarem em quiosques da prefeitura

Os estabelecimentos, ficam na Circular da Lagoa Maior e também na área central de algumas avenidas da cidade, estavam com a permissão de uso vencidas

07/08/2019 15h05
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Na manhã desta quarta-feira (07) a Prefeitura de Três Lagoas assinou o Termo de Permissão Qualificada dos quiosques de propriedade do Município que estão cedidos para comerciantes. Os estabelecimentos ficam na Circular da Lagoa Maior e também na área central de algumas avenidas da cidade. Coube ao município regulamentar as atividades desenvolvidas nos quiosques após o Ministério Público se recusar a fazer um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para manter os comerciantes no local.

Acompanhado do Assessor Jurídico da Prefeitura Luiz Henrique Gusmão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia José Aparecido de Moraes explicou que objetivo da Administração Municipal é oferecer condições humanas para que essas pessoas possam ganhar a vida de forma digna. “A intenção do prefeito é realmente de disponibilizar [o local] para que vocês possam exercer as atividades financeiras de vocês e dar uma melhor qualidade de vida a todos”, disse.

Gusmão destacou que a situação de todos estava irregular depois do vencimento do prazo, ocorrido em 2017. “Nós desenvolvemos […] essa prorrogação de prazo para vocês, para que vocês pudessem exercer dentro da mínima legalidade a atividade de vocês”, disse.

O Assessor Jurídico também esclareceu que os comerciantes estão ocupando um espaço público – de uso comum – devendo para tanto cumprir certas regras e pagar tarifas. O novo prazo para continuação da atividade será de cinco anos.

O Prefeito destacou a compreensão do Ministério Público na questão. O TAC ajustado anteriormente valia pelo prazo de 10 anos e após seu vencimento previa a desocupação dos quiosques. Com o Termo de Permissão Qualificada os comerciantes poderão ficar mais cinco anos em posse dos estabelecimentos.

Guerreiro também falou a respeito da taxa cobrada para os cessionários usufruírem do bem público. Segundo o prefeito, se dependesse da administração municipal essa taxa nunca seria cobrada. “A taxa que era do aporte de R$ 300,00, nós conseguimos uma compreensão do MP podendo ser, a princípio, de até R$ 100,00. Mas verificamos junto ao município e a taxa mínima a ser paga é de 30 UFIM (Unidade Fiscal Municipal)”, disse.

Com o atual valor da UFIM, cada comerciante terá que pagar cerca de R$ 130,00 mensais pelos quiosques. O Departamento Jurídico do Município, no entanto, já estuda a possibilidade de se reduzir para 28 UFIM, o que iria equivaler aos R$ 100,00. O projeto deverá ter que passar pela Câmara de Vereadores para ter validade.

Coube ao município regulamentar as atividades desenvolvidas nos quiosques após o Ministério Público se recusar a fazer um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para manter os comerciantes no local - Fotos: Deyvid Santos

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Madrugada de confusão termina em pancadaria e prisão no bairro Jardim Angélica

Polícia foi acionada após denúncia de tumulto em via pública e encontrou envolvidos feridos após agressões mútuas, onde um dos participantes tentou escapar pelos fundos de residência

Operação une combate à violência, música e acolhimento em ação especial com idosos

Durante a Operação Virtude, equipe da Delegacia da Mulher promove conscientização, fortalece rede de proteção e leva manhã de integração e cuidado a moradores de instituição de longa permanência

Ladrões desmontam carro após furto, mas acabam presos horas depois em operação da Polícia Civil

Operação mobilizou investigadores da 3ª DP, que localizaram veículo depenado, identificaram suspeitos e efetuaram prisões em flagrante